Cultura

Cultura

Filme que homenageia os povos da Amazônia será exibido neste sábado, no Cine Teatro Recreio

Será exibido neste sábado, 3, às 19h30, no Cine Teatro Recreio, em Rio Branco, o curta-metragem “Balanceia”

. Com direção de Juraci Júnior e Thiago Oliveira, o filme, uma produção rondoniense, relata a viagem de um turista à cidade de Parintins, no Amazonas, em pleno festival folclórico que acontece na ilha.

Durante a trama, as memórias sobre a festa pedem espaço na mente do personagem, o que acontece quando ele deixa o local em um barco sobre as águas barrentas do rio Amazonas.

Juraci Júnior ressalta que o filme é uma homenagem aos habitantes da floresta. “Balanceia é uma homenagem aos povos da Amazônia que vivem de um modo muito peculiar e muitas vezes nem são lembrados. É uma obra de ficção, mas com imagens reais do Festival Folclórico de Parintins e o registro de um dos hábitos tradicionais de ribeirinhos que vivem em comunidades distantes”.

Trajetória do curta-metragem

O filme estreou 2017, recebeu Menção Honrosa no 15º Festival Latino-Americano de Cinema Ambiental Cineamazônia. O Curta foi exibido em 23 festivais no Brasil, como CINE PE, em Recife, Pernambuco, Circuito Penedo de Cinema, em Penedo, Alagoas, DIGO Festival Internacional de Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás, em Goiânia, além da exibição internacional no Versi di Luce Festival, na cidade de Gela, na Itália.

Após a sessão, um dos diretores do filme, fará um debate com a plateia, sobre o processo de produção e trajetória da obra. Na mesma noite, será exibida a série “Mauani, o silêncio de Maria”, produzido pela Mil Acre filmes, com direção de Silvio Margarido. A exibição do curta-metragem “Balanceia” conta com apoio do Studio Papoula e da Fundação Elias Mansour (FEM). Entrada gratuita.


gow banner p20