Cultura

Cultura

Sesc apresenta exposição Rios Invisíveis no Calenarte em agosto

O Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc/AC) realiza a exposição “Rios Invisíveis”, da comunicadora e ilustradora Roberta Marisa, aberta à visita ao público até o dia 26 de agosto.

O projeto dá prosseguimento ao Calenarte, cujo objetivo, é a difusão das artes plásticas no Acre com suas ações de apoio aqueles que têm a arte como oficio e em possibilitar o acesso do público aos programas educativos.

A exposição de arte faz convite ao público para um mergulho nas águas escuras e misteriosas da Amazônia, tranquilas à superfície e desassossegadas em suas profundezas. Uma iniciativa voltada ao fortalecimento do protagonismo da nossa essência cultural, valorizando a força feminina, à luz dos fatos enraizados em sua ligação íntima com a natureza.

Explorando possibilidades da força expressiva em colocar no papel sua interpretação simbólica sobre as experiências unicamente pessoais, sentidas de forma livre durante uma vivência na comunidade do Rio Croa, em Cruzeiro do Sul-AC, a publicitária Roberta Marisa, acreana, 29 anos, expõe seu caminho traçado como artista por meio das múltiplas manifestações que seu olhar transfere para o branco, a fim de preencher os vazios que a compõem.

Com pigmentos orgânicos sob regência da técnica aguada em aquarela, aliada aos recursos cênicos e elementos musicais, a exposição prepõe um efeito harmonioso em seu todo para uma experiência sensorial, de forma leve, partilhando o (re)encontro que a artista experienciou consigo mesma em um ritual sagrado.

Rios Invisíveis apresenta uma narrativa ambientada em um contexto sócio-histórico, pondo sob um olhar artístico o Rio Acre (influência sobre nossa vida, memória afetiva e nossa responsabilidade mediante o caos ambiental que geramos); Rio Croa (respeito às nossas origens, importância da preservação do meio ambiente, encantamento e miração); e os Rios Invisíveis (rios que percorrem os céus da Amazônia, fenômenos e mistérios sobre as nossas cabeças).

O projeto é realizado pelo Sesc em parceria com as marcas Papelaria Modelo, Depyl Action, PWS, AFA Bistrô, AFA Jardim e TOP Mídia.

Sobre a artista

Acreana, Roberta Marisa é comunicadora e ilustradora. Aos 29 anos, a criativa à frente do Studio Papoula está conduzindo seu próprio negócio através do empreendedorismo criativo, com um projeto de arte itinerante em uma kombi 90`s. Em 2015 ilustrou um livro de contos em aquarela, publicado pela editora iNOVA, Loucuras e Devaneios, de Rachel Moreira. Em 2016, a convite do Porto Velho Shopping, fez sua primeira exposição de aquarelas em Rondônia.

Na sua cidade natal, Rio Branco, apresentou trabalhos compactos em espaços comerciais, como cafés e restaurantes. Passado uma temporada em Curitiba-PR, em junho de 2018, antes de retornar ao Acre, lançou "Espinhos do Amor" uma exposição que orientou sua identidade como artista, expressando de forma emocional a dor de um findo relacionamento. Seus trabalhos se identificam pelas histórias que revela em suas obras. Rios Invisíveis é a sua primeira exposição individual pelo Sesc que propõe com simplicidade mergulhar nos rios que se escondem e fluem para descobrir-se a si próprio.


gow banner p20