Poronga

Poronga

Apoio

O governador Gladson Cameli (PP) manifestou novamente apoio à reeleição do atual prefeito de Cruzeiro do Sul, o correligionário Ilderlei Cordeiro, que tem como vice Zequinha Lima, também do PP. Amigos de longas datas e correligionários, os gestores se encontraram na manhã de ontem, sexta-feira, 16, para consolidar uma parceria entre o Estado e a Prefeitura.

Declaração

“Sempre deixei isso muito bem claro e espero que não haja mais dúvidas para ninguém; o Ilderlei é o meu candidato para as próximas eleições e conta com meu total apoio. Ele está fazendo um excelente trabalho em Cruzeiro do Sul, superando todas as dificuldades”, endossou Cameli.

Digo e repito

O governador já havia anunciado anteriormente o apoio e fez questão de reendossar. “Eu mesmo já pedi que o Ilderlei seja candidato à reeleição, pois ele e o Zequinha estão à frente de um grande trabalho. E eu como governador vou ajudar a intensificar esse trabalho”, disse.

Errata

A informação de que a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) na atual legislatura ocuparia a segunda colocação entres os parlamentares que mais gastaram dinheiro com viagens no exercício do mandato está incorreta. Na verdade, quem lidera o ranking são os deputados federais Átila Lins (PP-AM) e Paulinho da Força (Solidariedade-SP).

Explicação

A deputada comunista poderia até usar como argumento o preço das passagens entre Brasília e o Acre que constituem-se na maior tarifa do país. Mais a explicação é mais prosaica: a frente de um mandato atuante, Perpétua Almeida vem ao Estado durante todas as semanas e dias em que não ocorrem sessão na Câmara Federal. A rotina visa dialogar com a população e solucionar as demandas do Acre.

Simples assim!

“Sempre trabalhei com responsabilidade, na defesa do Acre e do Brasil. Utilizo os recursos da verba parlamentar, exclusivamente, para exercício do trabalho do mandato. As passagens para o Acre são sempre as mais caras, o que tem me levado a usar a tribuna constantemente para fazer esta denúncia. Mesmo assim, não economizo a cota parlamentar ficando em Brasília. Vou ao Acre nos finais de semana cumprir agendas, ouvir o povo nos lugares mais distantes”, endossa a deputada.

Reconhecimento popular

O mandato da deputa é reconhecido pelos acreanos que pela terceira vez a elegeram como deputada federal. Nas últimas eleições, ela teve mais de 18 mil votos, se posicionando como a sexta parlamentar mais votada no Estado para o cargo que ocupa.

Elementar

A deputa comunista ainda recorre a outro ponto: “Sou a única deputada, entre os oito parlamentares do Acre, a fazer parte do parlamento do Mercosul, o Parlasul. Isso exige minha presença constantemente no Uruguai e em diversas cidades dos países da América do Sul e para o exercício dessa atividade parlamentar necessito usar as cotas de deslocamento”, explicou Perpétua.

Cof, cof, cof!

O governo do Estado fez publicar no Diário Oficial de ontem o Decreto nº 3.776, datado de 15 de agosto de 2019, onde fica sacramentado o Estado de Alerta Ambiental no Estado do Acre, presente a escassez de chuvas que se estende desde o primeiro semestre, diminuição do nível dos rios e da umidade relativa do Ar, fato que aumenta o risco de incêndios e potencializa danos à saúde e ao meio ambiente.

Poderes

O ato governamental faculta a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - CEDEC - requisitar apoio técnico e logístico de toda Administração Pública estadual, direta e indireta, objetivando a prevenção, o combate e o controle de incêndios e queimadas.

Insanidade

De acordo com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o desmatamento no Acre aumentou 300% entre junho de 2018 e junho deste ano. Como resultado, quase 30 mil acreanos foram atendidos nas unidades de saúde do Estado, devido doenças respiratórias.

Fogo na fornalha

O líder do Executivo na Câmara de Vereadores de Rio Branco, Rodrigo Forneck (PT), utilizou a tribuna na quinta-feira, 15, para alertar as autoridades sobre o assunto, relembrando que no início da atual administração estadual o governador Gladson Cameli , em ato publico com produtores rurais de Sena Madureira, foi enfático: “Quem for da zona rural, se o Imac tiver multando alguém, me avise e não pague nenhuma multa, porque quem está mandando agora sou eu”.

Balanço

Sob o comando da Gladson Cameli, os focos de incêndio aumentaram 200%, em relação ao ano passado. Segundo o sistema de monitoramento SAD, do Imazon, a área desmatada no Acre no primeiro semestre deste ano alcançou 65 km², contra 14 km² registrados no mesmo período de 2018 —salto de 364%

Vão tocar fogo no cacete!

Lendo os números vigentes na administração de Gladson Cameli, o vereador Rodrigo Forneck (PT)foi na jugular: “O resultado do estímulo à transgressão das leis ambientais, promovido pelos nossos governantes, é catastrófico: desmatamento aumentando e unidades de saúde lotadas. O que se espera é não apenas um trabalho de repressão, mas de conscientização partindo dos governantes para a população”, salientou.

Pra índio, sequer apito!

O presidente Bolsonaro afirmou ontem, sexta-feira (16), que não fará nenhuma demarcações de terras indígenas em seu mandato. Ele argumentou que as reservas já existentes são suficientes.

Sem meias palavras

“Tem locais aqui que para produzir alguma coisa, você não consegue, porque não pode seguir em uma linha reta para exportar ou vender, porque precisa desviar de algum quilombola ou terra indígena. Se eu fosse fazendeiro, não vou falar o que eu faria não, mas eu deixaria de ter dor de cabeça”, afirmou.

Será?

Militantes da causa indígena fizeram alardear que esta fala leva a entender que o presidente está incitando a violência contra os indígenas. Ele também disse que os índios já possuem 14% do território nacional demarcado. “Estive com os índios ontem e o que eles querem é liberdade para trabalhar, não confinamento pré-histórico”.

Perguntar não ofende

Agora a pergunta que não quer calar: Será que os silvícolas, neste mundo informatizado e globalizado, obedecendo as regras de mercado, possuem condições de concorrer em pé de igualdade com o homem branco, na sua maioria detentor de conhecimentos pedagógicos que norteiam o mundo negocial? É para refletir.


gow banner p20