Poronga

Poronga

Racionalidade

O presidente em exercício do Sistema Fecomércio/AC e também superintendente do Sebrae/AC, Marcos Lameira, anunciou na manhã de ontem, segunda-feira, 15, que o empresariado do comércio proporá ao Governo do Estado o funcionamento permanente do Parque de Exposições Wildy Viana, palco da tradicional Expoacre.

Emprego e renda

A idéia da iniciativa, nas palavras de Lameira, é “fomentar a atividade econômica, com negócios gastronômicos, atividades culturais, agronegócios, e não somente durante um peróiodo anual”, pontuou.

Congregação

A Expoacre 2019 foi oficialmente lançada no dia de ontem, no auditório do Sebrae, na Avenida Ceará, com a presença do governador Gladson Camelí (PP), representantes do Sistema S no Estado, políticos, imprensa, empresários e dirigentes de sindicatos empresariais. “Uma festa, mas de negócios”, assim classificou a solenidade o governador Gladson Camelí.

Se fui pobre, não me lembro...

O chefe do Gabinete da Casa Civil da prefeita Socorro Nei (PSB), Márcio Oliveira do Carmo, adiantou que, assim como o Governo do Estado, a Prefeitura de Rio Branco também adiantará o pagamento de salários do mês de Julho “para estimular os negócios e fazer girar a economia do Estado”, por ocasião da Expoacre 2019.

...se fui rico, me roubaram!

A Expoacre 2019 começa no dia 27 próximo, com a realização da cavalgada festiva, tradicional desfile de cavaleiros e amazonas, até o local da feira – e, durante nove dias será ambiente de negócios e entretenimento. Representantes do Governo do Estado anunciaram que, também, estarão no evento empresários peruanos.

Arrastão

Senadores da República articulam a entrada de Estados e Municípios na reforma da Previdência. A estratégia e recorrer a uma proposta de emenda à Constituição (PEC) paralela à PEC 6/2019, isso quando o assunto for apreciado pelo Senado Federal .

Estratégia

A informação foi confirmada pelo relator da comissão especial no Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE) à Agência Senado. O objetivo é garantir o trâmite do texto principal da reforma da Previdência entre os senadores para que a votação aconteça no próximo semestre sem alterações.

Percurso

O texto-base da reforma da Previdência foi aprovado em primeiro turno no plenário da Câmara dos Deputados, dia 10 de julho. Nos dias seguintes os parlamentares analisaram destaques e pontos específicos do texto, a maioria deles foi rejeitado.

Segunda etapa

Agora, a proposta precisa ser votada em segundo turno na Câmara dos Deputados antes de prosseguir para o Senado. Nesta segunda-feira (15), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que tentará colocar o pacote para a votação antes do início do recesso parlamentar, que começa dia 19 de julho, sexta-feira.

Driblando as chincanas

Com uma PEC paralela da reforma da Previdência nos Estados e Municípios, o Senado quer ainda evitar que o texto-base não seja alterado na segunda casa, o que obrigaria a ser novamente submetido à avaliação na Câmara dos Deputados.

Amarrando apoio

Tasso disse também à Agência Senado que o presidente da casa, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), aprovou o plano e ainda que vai conversar com Rodrigo Maia para garantir que a PEC paralela tenha um caminho suave entre os deputados também.

Jogo jogado!

“Acho que estamos todos convencidos de que a introdução dos estados e municípios é essencial para que a reforma seja completa. Foi um equívoco [da Câmara], num momento de muitas discussões. A questão foi colocada talvez de uma maneira muito emocional. Se conseguirmos passar aqui, quando voltar para Câmara, será outro clima”, disse o relator no Senado.

Números

O deputado comunista Jenilson Leite aparece como destaque na Aleac no primeiro semestre de 2019. Levantamento das proposições divulgados pela ALEAC, mostram que neste período o comunista apresentou 196 proposições legislativa - matéria submetida à deliberação dos representantes do povo. Desse montante, 174 foram indicações, 8 projetos de leis, uma moção de aplausos, 12 requerimentos e uma proposição resolutiva.

Desempenho

Jenilson Leite não lidera apenas o ranking dos mais produtivo, mas também é o parlamentar que mais visita os municípios acreanos, sendo que através do seu gabinete desenvolveu inúmeras ações de saúde, em parceria, com as secretarias municipais e instituições filantrópicas que buscam o apoio do deputado.

Público-alvo

As atividades do parlamentar focam para as ações desenvolvidas nos municípios isolados e de difícil acesso. A grande produção legislativa é resultado das visitas ao interior do Acre, na qual colhe as demandas e levam para serem solucionados pelo executivo, bem como pelo legislativo mediante a apresentação de indicações e projetos de leis.

Outro destaque

Ainda sobre o desempenho legislativo neste primeiro semestre da Aleac, na sessão deliberativa de quinta-feira (11/07), dentre todos o projetos de lei apreciados, a ALEAC aprovou 4 PL’s que são de autoria do deputado Daniel Zen (PT).

Benefício

O primeiro dispõe sobre a utilização de passagens e prêmios de milhagens aéreas advindas de recursos públicos do Poder Executivo do Estado do Acre, com o objetivo de fomentar e estimular atividades de natureza educacional, cultural, esportiva e de ciência, tecnologia e inovação (PL das Milhas);

Ação cidadã

O segundo torna obrigatório o atendimento especializado às pessoas com deficiência auditiva no âmbito da OCA e da DPE (construído em parceria com a Ouvidoria da DPE);

Identificação e segurança

O terceiro dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas fornecerem, antecipadamente, aos consumidores, os dados dos funcionários designados a prestar serviços em residências ou sedes de seus clientes (elaborado em parceria com a OAB/AC);

Linha auxiliar e sanção

E, por fim, a quarto regulamenta as atribuições consideradas de assessoramento pedagógico no âmbito da rede pública estadual de educação básica e do sistema estadual de educação do Acre. Agora é aguardar o governador sancionar tais matérias, em virtude da importância e do alcance social de cada uma delas.


gow banner p20