Cidade

Cidade

Escola Sesi participa de etapa estadual da Olimpíada de Robótica no Via Verde Shopping

Única equipe a disputar no nível 1, a Escola SESI participou da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

, realizada pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), no Via Verde Shopping, durante toda a quarta-feira, 28 de agosto. O evento serviu de preparação para os alunos do 6º ao 8º ano da instituição, que tiveram que construir um robô capaz de, autonomamente, resgatar “vítimas” em uma área onde seres humanos não podem entrar.

De acordo com a técnica da equipe, Érica dos Santos Lima, as “vítimas” são bolinhas de papel laminado (indicando que está viva) e papel preto (indicando que está morta), e os alunos não podem interferir de maneira alguma após o robô entrar no percurso, que também é cheio de obstáculos. “Na verdade, como eles são a única equipe inscrita no nível 1, eles vieram mais para apresentar o trabalho desenvolvido por eles e para garantir a classificação para a fase nacional”, explicou.

“É a minha primeira experiência na competição e eu sempre gostei de Lego. Sempre fui apaixonado por isso. E agora é a primeira vez que montamos um robô sem manual, sem instrução, sem nada. Após vários testes, essa foi a versão que mais deu certo. Na escola, eu me apaixonei de cara pela Robótica, abriu um novo mundo para mim e me fez gostar ainda mais de estudar”, relata Danyel Cruz, 6º ano. O grupo é composto também pelos alunos Diego Heitor (6º ano), Mariana Barbosa (6º ano), Helena Santin (6º ano) e Felipe de Pádua (8º ano).

A diretora da Escola SESI, Maria Regiana, afirma que a Olimpíada é um evento de grande relevância para toda a instituição, uma vez que a Robótica é, atualmente, o serviço principal na área de Educação Tecnológica. “E, ainda, por participarmos da Olimpíada Brasileira de Robótica Etapa Prática e Teórica desde 2014, trazendo para a Escola SESI resultados significativos”, enfatizou. Além do SESI, também participaram da competição estadual instituições públicas e privadas de Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, conforme informações da entidade realizadora do evento. A fase nacional será no Rio Grande do Sul, em outubro.


gow banner p20