Cidade

Cidade

Acadêmicos do curso de odontologia realizam ações no Hospital da Criança

Servir a sociedade acreana é uma das missões do Centro Universitário Uninorte e uma forma de retribuir toda confiança depositada nos mais de 15 anos de existência.

A instituição realiza diversas ações em prol da comunidade através dos seus cursos de graduação. Uma delas é a promoção de saúde bucal para pacientes do Hospital da Criança, em Rio Branco, realizada por meio do curso de odontologia.

De acordo com a coordenadora do curso, Cláudia Carlotto, as ações são desenvolvidas durante todo o semestre letivo. “São realizados os trabalhos de prevenção, promoção de saúde bucal e tratamentos de afecções bucais para os quais a criança tenha condições de ser submetida”, ressalta.

Segundo o professor e preceptor da atividade, Walisson Cosmiro, pós-graduado em Odontologia Hospitalar pelo Hospital Albert Einstein (SP), as ações são desenvolvidas desde 2017 e visa cuidar diariamente da saúde bucal de pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), semi-intensiva e das enfermarias.

“A ação é desenvolvida por acadêmicos do 10º período de odontologia, sempre orientados por mim. Nós fazemos avaliação daqueles que precisam de tratamento programado e diariamente realizados higienização oral dos pacientes, pois sabemos que o maior índice de mortalidade e morbidade dentro dos hospitais não é a patologia que a pessoa apresenta quando entra no hospital, mas a que ela adquire dentro da unidade hospitalar, como pneumonia e pneumonia associada a ventilação mecânica, que acontece de 48 a 72 horas após a intubação do paciente. Um dos fatores que pode reduzir esse índice é o controle do biofilme, com controle químico e mecânico com a presença do dentista, trabalho que nós realizamos”, afirma o professor.

Todos os dias são atendidos cerca de 25 pacientes do Hospital da Criança. Os pais também recebem orientação e produtos de higiene para os cuidados bucais das crianças. “Os pais ficam muito felizes pois eles entendem a importância de escovar os dentes no hospital, para evitar a proliferação de bactérias e outras infecções hospitalares”, finaliza Walisson Cosmiro.

Além dessa ação, o curso de odontologia realiza o trabalho de promoção e prevenção, com os alunos do terceiro período, diretamente nas comunidades carentes.

O Centro Universitário Uninorte parabeniza todos os alunos e professores envolvidos nas atividades que, além de promover saúde para quem mais precisa, contribui com a formação acadêmica do futuro profissional. Na Uninorte é assim, o aluno aprende na prática desde os primeiros períodos da graduação.


gow banner p20