Cidade

Cidade

Reunião com lideranças comunitárias define cronograma do programa Prefeitura na Comunidade

O programa Prefeitura na Comunidade desenvolvido pelo município de Rio Branco, promove ações de saúde, esporte, lazer, meio ambiente, educação e cidadania em toda cidade; chega a Vila Verde, na Rodovia AC-90 (Transacreana), km 58, no próximo sábado, dia 31 de agosto.

A comunidade também está sendo beneficiada por outra ação da administração municipal que inclui capina, roçagem, remoção de entulho, melhoria na iluminação pública e em pontos críticos nas ruas da vila.

Todo o serviço estará à disposição dos moradores a partir das 08 horas da manhã até às 03 horas da tarde, na Escola Terezinha Miguéis. Atendimento médico e de enfermagem, orientação nutricional, testes rápidos, aferição de pressão arterial, glicemia, farmácia básica, dentistas, palestras, visitas domiciliares e técnicas pelos profissionais da assistência social, emissão do Cartão do SUS, vacinação, dentre outros, estarão à disposição da Vila e adjacência. Também haverá corte de cabelos.

Nesta segunda-feira (26), uma reunião envolvendo técnicos da Prefeitura e lideranças comunitárias da região da Transacreana, no auditório da Safra (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico) definiu o cronograma de mobilização de pessoas com vistas a alcançar o maior número de indivíduos, principalmente na área de prevenção (imunização).

A prefeita Socorro Neri determinou que fosse criado um espaço de atendimento para que ela pudesse conversar com os moradores e ouvir sugestões.

“Na área rural, a gente tem toda uma preocupação com o transporte, resolvendo essa questão, 80% das dificuldades estão superadas em um atendimento dessa grandeza. Pelo que ficou acordado entre nossa equipe e os representantes das comunidades, no sábado, às 6 horas, todos os carros disponibilizados pela Safra para ajudar no transporte de pessoas estarão saindo do final de cada ramal, em seis rotas, na direção a Vila Verde. Uma equipe da Economia Solidária vai atuar para fornecer alimentos de qualidade com preços de R$ 1 (um real) a R$ 5 (cinco reais) para que todos possam ter acesso”, observou Paulo Sérgio Braña Muniz, secretário municipal de Agricultura.

De acordo com o diretor de articulação comunitária, Ailton Castro, o programa Prefeitura na Comunidade é a maior ação de serviço público dentro de um espaço comunitário, realizada por uma prefeitura no Estado do Acre. “A prefeita Socorro Neri, estará visitando serviços realizados no local e quer ouvir as lideranças para continuar investindo na região, sempre respeitando a vontade popular”, disse.

Mariveldo da Silva Lacerda, presidente da Associação de Produtores da Comunidade Vila Verde, observa que este atendimento é importante. “Vai ajudar a todos, porque, contempla também a vizinhança que está com boa expectativa pelos serviços”, ponderou.

Segundo o representante da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Gabriel Forneck, as comunidades vão ter à disposição 65 colaboradores atuando durante todo dia. “Não só a comunidade da Vila Verde, outras 11 também terão cobertura dos serviços. Haverá transporte para as comunidades, Beija-flor, Ramal do Nóca, Castanheira, Centrinho, Vai se ver, Liberdade, Ponte Riozinho do Rola, Cai n’água, Saracura e Vitória”, enfatizou Forneck.

Ao final do atendimento, conforme Gabriel Forneck, as pessoas serão devolvidas para suas casas, sem custo para o cidadão. A Prefeitura está disponibilizando serviços de 12 secretarias para atuar em prol do bem coletivo”, completou.


gow banner p20