Cidade

Cidade

3ª Jornada Inclusiva do Ifac ocorre até a próxima sexta-feira, 23, no Campus Rio Branco

Teve início na terça-feira, 20, em Rio Branco, a 3ª Jornada Inclusiva do Instituto Federal do Acre (Ifac)

. O evento, organizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, será realizado até a próxima sexta-feira, 23. A palestra de abertura teve como tema: “O atual cenário da inclusão no Brasil”, ministrada por Shirley Lessa, chefe da Divisão da Educação do Estado.

“O objetivo da ação é de prestar formação continuada aos professores. Temos um público de alunos com deficiência bem alto nos nossos cursos, e isso exige que os educadores tenham estratégias e metodologias diferenciadas, adaptação de materiais, de recursos didáticos e de tecnologias assistidas”, comentou John Lima, coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas.

Programação

Nesta quarta-feira, 21, serão ministradas as oficinas: “Altas Habilidades/Superdotação e Exposição”, das 08h às 18h, e “SignWriting: Escrita de Sinais”, das 14h às 17h. Na quinta-feira, 22, as atividades programadas são do minicurso: “Adaptação de Jogos para Alfabetização de Surdos”, além das oficinas de “Adaptações Curriculares para Alunos com Deficiência Visual” e de “SignWriting: Escrita de Sinais”.

O evento se encerra com a realização do minicurso: “Tecnologia Assistiva, Neurociência e Práticas Inclusivas”, e das oficinas: “Entendendo o Transtorno do Espectro do Autismo na Perspectiva da Inclusão” e “Entendendo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)”. “Trazemos essas formações sobre a área da educação especial para contribuir com os professores e sabendo o quando é importante beneficiar esse público”, frisou Lima.


gow banner p20