Cidade

Cidade

Assinadas ordens de serviço para manutenção da iluminação pública

Praças, parques, rotatórias e vias públicas da capital acreana vão receber um reforço significativo nos serviços de manutenção da iluminação pública da cidade.

A prefeita Socorro Neri assinou nesta terça-feira, 20, ordens de serviço para que o trabalho seja iniciado imediatamente.

Dez caminhonetas e um caminhão elevatório foram adquiridos pela Prefeitura de Rio Branco por meio dos recursos da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosipe) e vão permitir um aumento de 100% no número de equipes que fazem o serviço de manutenção. “Nós teremos muito mais agilidade no atendimento, vamos poder resolver com celeridade as demandas apresentadas pela população para a substituição de lâmpadas, troca de fiação e de reatores. Dessa forma vamos garantir que a cidade permaneça iluminada”, disse a prefeita.

Socorro Neri também lembrou que a ação de hoje vai ao encontro do programa de eficientização energética no valor de R$ 3,4 milhões assinado com o Grupo Energisa em maio para substituição das lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de led nas principais avenidas e pontos turísticos da cidade, e também na contratação da operação de crédito, aprovada no fim de julho pela Câmara de Vereadores, para levar essa mesma ação para toda a cidade de Rio Branco.

“Daqui 1 ano nós teremos uma cidade completamente diferente em relação a iluminação pública. Além da melhora visual, também esperamos diminuir os índices de violência e reduzir os custos, pois as lâmpadas de led nos permitem isso”.

Para o presidente do Conselho de Consumidores de Energia do Estado, Ivan de Carvalho, o esforço da gestão municipal demonstra a preocupação e a responsabilidade em realizar investimentos e melhorias que garantam qualidade de vida aos moradores de Rio Branco. “Num momento de crise financeira, onde muitos prefeitos não tem conseguido fazer investimentos em suas cidades, a prefeita Socorro Neri tem dado exemplo de como fazer mais com menos. Pra isso acontecer a gente sabe que foi necessário planejamento e também adotar medidas que inicialmente nem todos conseguiram compreender, como foi o caso da reforma administrativa feita no início do ano. O resultado começa a aparecer e tenho certeza que outras medidas tão positivas como essa ainda estão por vir”.

__Iluminação_Pública_Fotos_Fagner_Delgado_10.jpg

Oséias Silva, presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb), disse que as medidas anunciadas pela prefeita Socorro Neri contemplam reivindicações antigas do movimento comunitário. “Esse reforço e esses equipamentos novos apresentados hoje nos dão esperança por dias melhores e também nos mostram o quanto o planejamento é necessário. Parabéns prefeita, nós ficamos muito felizes porque esse é um passo importante para todos os que vivem em Rio Branco”.

Os investimentos anunciados hoje também permitiram que as empresas que foram contratadas para fazerem a manutenção da iluminação pública pudessem abrir novas vagas de trabalho. Depois de 1 ano desempregado o motorista Marcelo Furtado comemora o emprego novo.

“É uma oportunidade não somente de sustento, mas também de seguir estudando e pretendo aproveitá-la”.

“É uma vitória para Rio Branco, para os moradores, e para nós vereadores que acompanhamos de perto as ações da Prefeitura e sabemos da complexidade e o enorme desafio que é gerir a cidade”, disse a vereadora Elzinha Mendonça.

O líder da prefeita na Câmara, vereador Rodrigo Forneck, disse que o momento é de transformação da capital acreana em relação aos serviços de iluminação pública. “Esses equipamentos e investimentos melhoram a autoestima das equipes que fazem esse trabalho e também elevam o otimismo da população. Nós teremos nos próximos meses uma grande ação que vai mudar por completo toda a iluminação de Rio Branco. Vai ficar mais moderna, eficiente, barata e que vai trazer, principalmente, mais segurança e conforto para todos”.


gow banner p20