Hemocentro intensifica campanha para aumentar estoque de sangue em Rio Branco

Direção do órgão alerta que esse é um dos períodos mais críticos para a captação de sangue – Foto: cedida

Por Dell Pinheiro – dell.81@hotmail.com – A direção do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre (Hemoacre) pede ajuda da população para que possam aumentar as doações de sangue nas Unidades de Tratamento intensivo (UTI’s) do Hospital da Criança, Hospital de Urgência e Emergência (Huerb) e Hospital das Clínicas.

Para mobilizar um número maior de voluntários, o hemocentro intensificará a campanha a partir deste sábado 15. A ação de conscientização acontece até o dia 15 de janeiro. A direção do órgão alerta que esse é um dos períodos mais críticos para a captação de sangue.

Quem tiver desejo em ajudar o próximo pode ir ao Hemoacre, localizado na Avenida Getúlio Vargas, Vila Ivonete (próximo ao Teatrão). O hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h:30 às 18h e no sábado, das 7h30 às 13h. Maiores informações através dos telefones (68) 3228-1494 e (68) 3248-1380.

Requisitos básicos para doação

  • Se você tiver entre 16 e 18 anos incompletos, a doação só poderá ser realizada mediante consentimento dos pais ou responsáveis legais. É possível ainda que o Hemocentro solicite a presença dos pais para a doação.
  • Ter até 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos;
  • Ter peso igual ou superior a 50 kg;
  • Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
  • Não tenha ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes, e não tenha fumado duas horas antes do procedimento.