Geral

    Em menos de um mês, Rio Branco registra mais um halo solar

    Círculo colorido se forma ao redor do sol. Na época das chuvas, pode ser comum porque há bastante umidade na atmosfera, diz especialista

    Em menos de um mês, os rio-branquenses puderam contemplar mais “halo solar” na manhã desta sexta-feira (23). Alguns moradores flagraram o momento do fenômeno, que forma uma círculo colorido ao redor do sol. A última vez que foi registrado esse fenômeno na capital foi no dia 30 de setembro.

    O meteorologista Alejandro Fonseca explica que isso ocorre quando a luz do sol atravessa nuvens altas com cristais de gelo.

    “A refração da luz se dá como mudança da direção de propagação de um raio de luz ao atravessar uma determinada substância. Essa mudança de direção está associada com uma propriedade das ondas, chamada de comprimento de onda (que se relaciona com a frequência e com a energia dessa radiação). Tal propriedade determina a cor da luz”, explica.

    O especialista diz ainda que não há um período específico para que isso ocorra. mas que na época das chuvas ele pode ocorrer porque há bastante umidade na atmosfera.

    Em junho o mesmo fenômeno pôde ser visto em Porto Walter, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, no Vale do Juruá, por cerca de uma hora.

    Image
    Image

    logo news2