..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Acre avança em geração de empregos com carteira assinada

O Acre apresentou um saldo positivo no número de pessoas empregadas com carteira assinada no mês de outubro. É o que revela os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram registrados 860 empregos celetistas, o que representa um grande aumento em comparação ao mês de setembro deste ano, que obteve 377 empregos formais. Se destaca também em comparação ao mês de outubro de 2019, que fechou com saldo negativo de 367 empregos.

Para o governador Gladson Cameli, a economia no Acre continua em plena expansão, mesmo em período de pandemia, por causa da união do Estado com a iniciativa privada. “Destaco as grandes obras que têm sido executadas em todo o estado, gerando emprego, renda e melhoria de qualidade de vida para tantas famílias”.

De acordo com coordenador Técnico do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, Orlando Sabino, o saldo positivo de outubro indica que o emprego com carteira está, de fato, em crescimento, apresentando saldos positivos desde maio.

“Esse número é muito representativo para o Acre. Se formos verificar a curva na geração de emprego formal no estado, podemos perceber que desde maio estamos obtendo saldo positivo. Em julho o crescimento do emprego com carteira assinada foi significativo e em agosto também tivemos excelentes resultados”, ressaltou Sabino.

O coordenador também destacou que o período das festas de final de ano irão contribuir para um maior crescimento no número de oferta de empregos, mesmo que temporários.

“As expectativas são extremamente favoráveis para o setor formal, geralmente nos meses de novembro e dezembro as empresas contratam mais, principalmente o setor do comércio. E esse foi o setor que sofreu muito durante a pandemia, mas vem se recuperando. Há muita possibilidade de contratações temporárias”, pontuou Orlando.

Além do comércio varejista, o setor de serviços também sofreu com os efeitos da pandemia da Covid-19, devido ao isolamento social, muitos tiveram que fechar o empreendimento o que gerou também demissões. Mas os setores têm se reerguido e estão apresentando bons resultados, já que representam uma grande parte dessas contratações.

O Fórum Empresarial do Acre mantém um observatório do desenvolvimento do estado em diferentes áreas como: desenvolvimento humano, economia, infraestrutura, inovação e meio ambiente. O site pode ser acessado por meio do endereço eletrônico observatoriodoacre.org.br.

Image
Image

logo news2