Geral

    Má higiene bucal pode causar demência, conforme estudos

    Publicada pela revista Science Advances, a pesquisa mostra que se uma pessoa não mantém hábitos de higiene na boca adequados, aumenta o risco de infecção pela bactéria Porphyromonas gingivalis.

    Ela pode elevar a produção de beta-amiloide, uma proteína que se encontra acumulada no cérebro de pacientes com Alzheimer.

    Pesquisadores ainda afirmam que essa é uma bactéria encontrada na boca e que se determinado indivíduo não mantém uma correta higiene bucal, pode se proliferar.

    Para chegar a conclusão, pesquisadores analisaram 2.713 idosos sino-americanos com mais de 60 anos. Os estudos avaliaram a saúde bucal e análise da capacidade cognitiva.

    Entre os idosos que fizeram parte dos estudos, 47,8% mostraram sintomas relacionados à boca. Ou seja, a maior parte dos idosos experimentaram declínio cognitivo, bem como problemas na memória.

    Dos voluntários, 25,5% também apresentaram sintomas de boca seca, uma das causas do estresse.

    Falta de higiene bucal é causa de várias outras doenças

    É importante saber que a má higiene bucal também pode resultar em outras doenças sérias. Especialistas informam que a boca é uma porta para entrada de bactérias, que resultam em diferentes problemas de saúde.

    A correta higiene nos dentes, língua e bochechas são essenciais para os cuidados com a saúde. Entre os problemas de saúde que a má higiene pode causar, estão:

    1. Respiração: Infecções respiratórias, incluindo a pneumonia, podem ser resultantes de doenças na gengiva. Conforme estudos, as infecções ocorrem por conta das bactérias inaladas para o pulmão.

    2. Infertilidade: Estudos apontam que mulheres com doenças periodontais podem demorar cerca de 7 meses para engravidar. Ou seja, demoram em torno de dois meses a mais que a média de mulheres sem esse problema.

    3. Doenças cardíacas: Estudos apontam que pessoas que sofrem com periodontite têm mais chances de terem problemas cardíacos. Conforme pesquisas, as bactérias nocivas podem entrar na corrente sanguínea, levando placas de gordura nos vasos do coração. Isso resulta em inflamação e risco de coágulos, aumentando as chances de ataques cardíacos.

    4. Cancro: Um estudo realizado na Finlândia aponta que 64% das pessoas com doença periodontal tem um risco elevado de ter cancro no pâncreas.

    Como evitar problemas de saúde bucal?

    Para evitar os problemas de saúde bucal que levam a outros problemas de saúde, inclusive a demência, é importante manter o hábito da boa higiene bucal. Além disso, vale considerar:

    ⦁ Profilaxia: visitar o dentista regularmente é fundamental para melhor acompanhamento da saúde da boca.

    ⦁ Higienização completa: isso inclui usar a escova, enxaguante bucal, fio dental e raspador de língua. Além disso, considerar a limpar os dentes, língua e bochechas.

    ⦁ Manter alimentação saudável: evitar o consumo de doces e bebidas açucaradas.

    ⦁ Não fumar: além de prejudicar a saúde geral, também causa muitos danos à boca.

    É de grande importância que se tenha um convênio odontológico para melhor acompanhamento de um especialista. Além de prevenir doenças, as consultas com dentista ajudam no diagnóstico precoce.

    Fontes: Veja e Colgate.

    Image
    Image