Geral

Geral

10 dicas de decoração para quartos pequenos

Com casas e apartamentos cada vez menores em extensão - uma tendência principalmente nas grandes cidades, naturalmente os cômodos também possuem metragens cada vez mais modestas. Nesse contexto, quartos pequenos podem parecer mais difíceis de decorar por conta de seu espaço limitado, mas com algumas dicas essa tarefa torna-se bem mais fácil.

Veja como é prático transformar qualquer ambiente pequeno em um espaço bem aproveitado, prático, aconchegante e cheio de personalidade.

Opte por paredes mais claras

Ao escolher uma paleta com cores mais suaves, o ambiente ganha um visual mais amplo e consequentemente aparenta ser maior do que de fato é. Combiná-las com um piso mais escuro também pode contribuir para isso.

Móveis planejados podem ser uma boa escolha

Apesar de móveis prontos terem sua praticidade e vantagem no preço, decidir por planejados pode proporcionar melhor aproveitamento do espaço e torná-lo mais funcional. Outra dica é substituir portas comuns por portas de correr.

Cuidado com o excesso de móveis

Se você não puder contar com muito espaço, é aconselhável não exagerar na quantidade de móveis. Aposte em opções mais baixas, que aumentem o quarto visualmente e também aquelas que possam ser multifuncionais, para otimizar a área.

Explore o espaço verticalmente

Prateleiras são ótimas opções para aproveitar da melhor forma todos os cantos possíveis de um espaço. Com vários desenhos e estilos diferentes, é fácil encontrar uma perfeita para o seu cantinho.

Espelhos

O uso de espelhos aumenta bastante a impressão de que o quarto é maior. Seja atrás da cama ou nas laterais, portas de móveis, de qualquer jeito ele funciona muito bem quando se trata de aumentar e melhorar o visual de um ambiente.

Explore acessórios claros

Assim como nas paredes, cores claras nas roupas de cama funcionam muito bem em espaços menores. Aposte nos enxovais de luxo, se você deseja juntar estilo e conforto na decoração do seu quarto.

Aposte na iluminação vertical

Luminárias e abajures que geralmente são usados em criados mudos, podem ser instalados nas paredes, poupando espaço nas laterais das camas.

Priorize a área de circulação

Como em todos os cômodos, é necessário pensar no espaço livre para a passagem de pessoas. Mesmo o quarto sendo mais reservado, é preciso ficar atento a isso e não acabar com um vão pequeno para a circulação em seu quarto.

Saiba posicionar a TV

Ao invés de utilizar racks que comprometem o espaço, uma boa saída é investir em painéis para segurar a TV, ou até mesmo colocá-la embutida na parede para otimizar o espaço e manter um visual leve.

Aproveite todos os espaços possíveis

Uma boa saída para quartos muito pequenos e com pouca área disponível para armários é a utilização de camas com baú ou até mesmo embutir gavetas na parte inferior para não desperdiçar um espaço que pode ser útil para guardar roupas ou objetos pessoais diversos.

 


gow banner p20