Geral

Geral

Poder público e Sebrae firmam parceria para a organização do Centro Popular de Compras

A Prefeitura de Rio Branco e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram nesta segunda-feira, 14, dois importantes convênios.

O primeiro visa a elaboração e implementação de um modelo de gestão para o Centro Popular de Compras (Shopping Popular), e o segundo estabelece a adesão do município ao Programa de Educação Fiscal oferecido pelo órgão do Sistema S. Os termos foram assinados pela prefeita Socorro Neri e pelo superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira.

De novembro deste ano até outubro de 2020, o Sebrae vai criar um plano de comunicação, marketing, identidade visual e capacitação com o objetivo de estruturar um ambiente favorável às micro e pequenas empresas que serão instaladas no Centro Popular de Compras, por meio de ações que promovam o acesso a novos mercados, a inovação, a tecnologia e a melhoria dos processos de gestão. A ideia é contribuir com o desenvolvimento dos pequenos negócios no novo espaço que será inaugurado em março do próximo ano pela Prefeitura de Rio Branco.

O Centro Popular de Compras vai abrigar 432 empreendimentos com oportunidades para a expansão dos pontos de comercialização para os ramos do turismo, artesanato, alimentação regional, vestuário e serviços no município, o que deve contribuir significativamente para a geração de trabalho, renda na capital.

“A ideia é que a gente desenvolva um trabalho técnico com transparência aonde os permissionários que lá devem estar possam começar com o pé direito. Temos tido um cuidado muito grande com esse trabalho. Tanto, que após a inauguração do Centro Popular de Compras, no período em que os empresários se instalarem lá o Sebrae vai acompanha-los por 6 meses, mostrando que o espaço não é um mercado desorganizado, mas um mercado organizado, com código de postura, regras e normas para que o local e os estabelecimentos tenham vida longa”, disse Lauro Santos, diretor técnico do Sebrae.

O Programa de Educação Fiscal será oferecido pelo Sebrae para os auditores fiscais o município, a ideia é capacitar e aprofundar o conhecimento destes profissionais.

“Nós firmamos hoje com a Prefeitura um acordo de resultados aonde os auditores fiscais da Prefeitura de Rio Branco vão receber capacitação de metodologia e vamos levar conhecimento também aos empresários para que eles tenham condições de se regularizarem e fazer a sua inscrita fiscal de forma correta, evitando assim os autos de infração, melhorando a arrecadação do município, melhorando os investimentos para a sociedade e assim fortalecendo as empresas”, afirmou Marcos Lameira, superintendente do Sebrae.

A prefeita Socorro Neri agradeceu a parceria e disse que é sempre muito importante poder contar com a expertise e todo o conhecimento técnico disponibilizado pelo Sebrae para ajudar na administração da cidade.


gow banner p20