Esportes

    No AC, ultramaratonista cria projeto para tirar pessoas do sedentarismo: “Quero motivar”


    Ronaldo Pereira, 54 anos, teve um passado com hábitos sedentários, se tornou corredor de rua e agora quer motivar funcionários de empresas a optarem por escolhas saudáveis

    Rio Branco, AC - O fato de ter levado durante muito tempo uma vida sedentária e depois se tornado um ultramaratonista referência no Acre, com participações em corridas dentro e fora do Brasil, fez com que Ronaldo Pereira, 54 anos, criasse o projeto ‘Xô sedentarismo’, com objetivo de motivar funcionários de empresas particulares em Rio Branco (AC) a desenvolverem hábitos saudáveis na rotina.

    Esse trabalho será desenvolvido por meio de palestras motivacionais para os funcionários, realizadas por ele mesmo, e a prática de exercícios com orientação de um profissional de educação física na própria empresa.

    – Eu era uma pessoa sedentária, não tive motivação nenhuma. Saí do sedentarismo depois de passar algumas vergonhas. Eu não quero que aconteça isso com as pessoas, quero motivar essas pessoas a saírem do sedentarismo, quero ser motivador – afirma.

    Mas esse trabalho é uma via de mão dupla. Isso porque essa é uma forma que Ronaldo encontrou de conseguir patrocínio de empresas para continuar disputando competições no país e no exterior, já que segundo ele, essa troca seria boa para ambas as partes.

    – Os funcionários (que não são sedentários) têm uma vida melhor, melhora a produção da empresa, diminui os atestados médicos, porque pessoa saudável não adoece, as chances de doenças são minímas. Eu trato o sedentarismo como uma doença – diz.

    O projeto ainda esta em fase inicial, mas algumas empresas já foram contatadas. No início do ano, ainda sem o projeto idealizado, ele realizou esse trabalho motivacional em uma empresa de medicamentos na capital, que apoiou sua ida à França, para participar da Meia Maratona de Paris.

    O atleta tem como projeto para o fim desta temporada participar da Corrida São Silvestre, em São Paulo, no mês de dezembro. Para 2020, o principal objetivo é competir na Maratona Internacional de Berlim, na Alemanha, no mês de setembro.

    correr webRonaldo Pereira já disputou provas no Brasil e no exterior - Fotos/Arquivo pessoal/Ronaldo Pereira

    Image
    Image