Escola SESI se prepara para adotar novas tecnologias educacionais

Acre é primeiro estado de projeto nacional a passar por capacitação presencial de plataformas Microsoft Office 365 e Minecraft for Education

As Escolas SESI de todo o país passarão a adotar novas tecnologias educacionais em sua grade curricular, por meio das plataformas Microsoft Office e Minecraft for Education, e o Acre está sendo o estado-piloto das capacitações presenciais. No período de 7 a 10 de maio, professores e gestores da instituição passam por treinamento para acesso aos aplicativos, com objetivo de instruí-los à criação de conteúdos interativos e criativos a fim de familiarizar os alunos às novas ferramentas, preparando-os para os novos desafios do mercado de trabalho.

De acordo com a diretora pedagógica do Ensino Fundamental II, Luciene Ferreira, as ferramentas do Office 365 tornam as aulas mais atrativas com a possibilidade de compartilhamento. “Sem contar a mobilidade, podendo ser instalado em PCs, tablets, celular, etc.”, enumerou. Para dar início à implementação do projeto, vieram ao Acre as especialistas em desenvolvimento industrial da Gerência de Projetos Educacionais da Unidade de Educação do SESI Nacional, Perla Amorim e Isabel Moraes, e o consultor pedagógico e master training da Microsoft pela empresa Big Brain, Helio Vieira dos Santos.

Eles também realizaram um workshop de sensibilização sobre a melhor utilização das plataformas para os colaboradores do Sistema FIEAC, na última quarta-feira, 8. “Conheço bem a equipe do Acre. Sei que são muito engajados, comprometidos e dedicados. Chegamos com essa novidade do projeto e, sem pensar duas vezes, a equipe daqui aceitou o desafio. Iniciamos esse projeto em novembro do ano passado, com alguns workshops em Brasília (DF), e convidamos apenas algumas regionais, já que não dava para comportar todo mundo, e o Acre foi o primeiro a se posicionar”, elogiou Amorim.

Helio dos Santos explica que o projeto também vai otimizar o processo ensino-aprendizagem. “Espera-se, com isso, o empoderamento dos professores da rede SESI: professor com metodologia e ensinando tecnologia, com métodos para fazer como aprender, usando o arcabouço tecnológico da marca Microsoft”, definiu.

Segundo o superintendente do SESI, João César Dotto, a parceria com a Microsoft tem objetivo de contribuir para a qualificação de futuros profissionais, uma vez que a cada dia surge algo novo no mundo do trabalho. “A educação precisa evoluir, olhar para o futuro”, observa. “Essas novas ferramentas educacionais visam apoiar na transformação das escolas em um ambiente que estimule maior colaboração, produtividade e criatividade dos alunos. O Minecraft, por exemplo, já faz parte da vida dos estudantes. É extremamente criativo, envolvente, e os alunos já são muito familiarizados”, comemorou Dotto.

Ascom Fieac

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *