Cultura

    Filme que homenageia os povos da Amazônia será exibido neste sábado, no Cine Teatro Recreio

    Será exibido neste sábado, 3, às 19h30, no Cine Teatro Recreio, em Rio Branco, o curta-metragem “Balanceia”

    . Com direção de Juraci Júnior e Thiago Oliveira, o filme, uma produção rondoniense, relata a viagem de um turista à cidade de Parintins, no Amazonas, em pleno festival folclórico que acontece na ilha.

    Durante a trama, as memórias sobre a festa pedem espaço na mente do personagem, o que acontece quando ele deixa o local em um barco sobre as águas barrentas do rio Amazonas.

    Juraci Júnior ressalta que o filme é uma homenagem aos habitantes da floresta. “Balanceia é uma homenagem aos povos da Amazônia que vivem de um modo muito peculiar e muitas vezes nem são lembrados. É uma obra de ficção, mas com imagens reais do Festival Folclórico de Parintins e o registro de um dos hábitos tradicionais de ribeirinhos que vivem em comunidades distantes”.

    Trajetória do curta-metragem

    O filme estreou 2017, recebeu Menção Honrosa no 15º Festival Latino-Americano de Cinema Ambiental Cineamazônia. O Curta foi exibido em 23 festivais no Brasil, como CINE PE, em Recife, Pernambuco, Circuito Penedo de Cinema, em Penedo, Alagoas, DIGO Festival Internacional de Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás, em Goiânia, além da exibição internacional no Versi di Luce Festival, na cidade de Gela, na Itália.

    Após a sessão, um dos diretores do filme, fará um debate com a plateia, sobre o processo de produção e trajetória da obra. Na mesma noite, será exibida a série “Mauani, o silêncio de Maria”, produzido pela Mil Acre filmes, com direção de Silvio Margarido. A exibição do curta-metragem “Balanceia” conta com apoio do Studio Papoula e da Fundação Elias Mansour (FEM). Entrada gratuita.

    Image
    Image