Cultura

    BiblioSesc leva literatura aos alunos de Rio Branco

    Para atender localidades distantes e comunidades com poucas oportunidades de acesso à leitura, o projeto BiblioSesc - bibliotecas móveis montadas em caminhões que rodam o País - está com novas parcerias em Rio Branco, incluindo a rede estadual de ensino.

    São escolas selecionadas que terão acesso ao acervo com cerca de três mil livros disponibilizados aos diversos públicos. Atualmente, o Bibliosesc está na Escola Glória Peres no Conjunto Xavier Maia.

    Até dezembro, o circuito terá revezamento de escolas de acordo com os dias da semana. Cada unidade receberá o caminhão uma vez por semana, podendo assim dividir o seu público-alvo semanalmente. Para a profissional do Sesc que atua no projeto, Juliana Figueiredo, é gratificante participar desta ação.

    “Eu gosto muito de levar alegria para as crianças através das histórias. É muito prazeroso ver o sorriso no rosto de cada uma delas”, contou Juliana, que está ansiosa para a nova etapa. “Como o público é adolescente, o foco atual será de mediação para incentivo à prática da leitura e enriquecimento intelectual”, concluiu.

    BiblioSesc

    Iniciativa do Departamento Nacional do Sesc, lançada em 2005, a biblioteca móvel promove a leitura através da ampliação e facilitação das condições de acesso, com objetivo de formar novos leitores, proporcionando assim a melhoria da qualidade de vida através do acesso à informação.

    O acervo da BiblioSesc tem cerca de três mil livros que variam entre literatura infantil, gibis, poesias e outras categorias. Por ano, o projeto percorre, em média, 100 cidades brasileiras, tendo aproximadamente 380 pontos de atendimento.

    Image
    Image