Cultura

Cultura

Cidade do Povo entra na dança no feriado de sábado

A Cidade do Povo acolhe a penúltima etapa classificatória do 3º Festival de Dança de Rio Branco, neste sábado (12), na quadra esportiva da Escola Frei Heitor Maria Turrini.

Liderados por Mestre Peba, os jovens do Dançarinos da Noite se apresentam na abertura da competição a convite da Associação de Dança do Acre (Asdac) – entidade organizadora do evento. Os portões estarão liberados ao público a partir das 18h.

Peba, como Antônio Valnir é mais conhecido, desenvolve um projeto social na comunidade há mais de cinco anos. O contato favoreceu a criação do grupo de dança e deu início a uma rotina de trabalho duro, com entrega e disciplina. Enquanto os ensaios aprimoram os movimentos do corpo, a mente viaja na transcendência pela arte e na construção de uma outra perspectiva de vida possível.

“A cultura traz tudo o que é bom pra cá. Daqui, a gente tenta levar a pessoa de volta pra escola, de volta pro pai e pra mãe, entende?”, explica. Em seguida, os candidatos deste ano entram em cena com performances, números circenses e espetáculos solo, de dupla e em grupo.

“Estamos ocupando espaços que nos conectem aos moradores das periferias”, pontua Regina Maciel, vice-presidente da Asdac. “Começamos no bairro João Eduardo, agora vamos pra Cidade do Povo e no dia 26 de outubro finalizamos a terceira etapa na Cidade Nova. A semifinal cai em novembro e a grande final em dezembro, no Cine Teatro Recreio da Gameleira”.

Mais uma vez, o festival é realizado em parceria com o Movimento de Dança do Acre (Moda). O investimento financeiro é do governo, por meio do Fundo Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Funcultura) da Fundação Elias Mansour (FEM), da prefeitura de Rio Branco e do Fundo Municipal de Cultura (FMC), a partir de edital público lançado pela Fundação Garibaldi Brasil (FGB). A Gráfica Tico-Tico entra como apoiadora do projeto.


gow banner p20