Cidade

Cidade

Sesc implanta Grupo de Convivência de Idosos em Cruzeiro do Sul

O Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc/AC) realizou a implantação do Grupo de Convivência de Idosos em Cruzeiro do Sul.

A ação é uma extensão dos serviços realizados em Rio Branco e a primeira atividade aconteceu na quarta-feira,16, quando foi apresentado o programa, os critérios para participação e efetivações dentro do grupo.

A atividade consiste em ações voltadas para a valorização e a inclusão do cidadão idoso através de reuniões, palestras, debates, atividades culturais e dinâmicas de grupo. A equipe técnica viabiliza ainda oficinas, cursos, atividades esportivas, seminários, eventos, passeios, atendendo às necessidades da clientela. O trabalho é sistemático e contribui para a socialização dos idosos, elevação da autoestima, reescalonamento de valores, reconstrução da autoimagem e da autonomia.

No Acre

Criado em 1980, o Trabalho Social com Idosos (TSI) é desenvolvido mediante o grupo de convivência da terceira idade, formado atualmente por cerca de 650 idosos de ambos os sexos, com faixa etária entre 60 e 90 anos, que se reúnem todas as quartas-feiras, a partir das 15 horas, no Sesc-Bosque.

“É uma implantação do nosso trabalho de Rio Branco, com objetivo da inclusão social através da criação do grupo de convivência na nossa Unidade de Turismo e Lazer de Cruzeiro do Sul. O objetivo é de desenvolver ações centradas nos interesses das pessoas idosas da cidade, com a valorização, a socialização, e trabalhar com o idoso o empoderamento, o protagonismo diante do cenário atual”, relatou a coordenadora dos grupos de convivência do Sesc, Marizete Melo.

Qualquer idoso, com idade mínima de 60 anos, pode ser inserido no grupo de convivência. É necessário levar para reunião RG, CPF e foto 3x4.

Trabalho Social com Idosos

Pioneiro no país, o Trabalho Social com Idosos (TSI) tem o objetivo de oferecer uma melhor qualidade de vida à terceira idade. No Sesc, eles participam de atividades e trabalhos em grupo com pessoas da mesma idade e de outras gerações, além de interagirem com novas formas de conhecimento e compartilham expectativas vivenciais. 

Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Trabalho Social com Idosos acontece no Sesc há mais de 40 anos e atende anualmente 60 mil pessoas. Além de resgatar o valor social dos idosos, as ações do Sesc privilegiam a cidadania e a educação por meio de projetos adaptados às diferentes culturas das regiões.


gow banner p20