Aproximadamente 55% dos empresários do comércio rio-branquense estão otimistas para o Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para a economia, e de acordo com 55% dos 104 empresários do comércio de bens, serviços e turismo rio-branquenses entrevistados pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac), a expectativa é de vendas a níveis superiores à mesma data do ano passado. A pesquisa foi realizada nas últimas duas semanas de abril.

Além do apelo emocional trazido pela data, o Dia das Mães é conhecido entre os empresários como o “Natal do primeiro semestre”, daí a perspectiva de aumento no volume das vendas. Porém, 30% são de expectativa contrária e; 15%, não se manifestaram a respeito.

Apesar do otimismo, 40% dos entrevistados reclamaram de movimento abaixo da média e, além disso, para 62% dos empresários de Rio Branco, a instabilidade da situação política e econômica imposta à população leva à adoção de cautela a gastos de consumo. Com base na mesma análise, mais 22% consideraram que uma significativa parcela da população estaria endividada; apenas 15% apostaram em um consumidor estimulado para a data.

Geralmente, o comércio precisa investir em melhora de sua capacidade competitividade, especialmente quando se trata de preparo para aumento de vendas em datas comemorativas, tal qual a do Dia das Mães. Essa afirmação coincide com o pensamento dos empresários entrevistados quando se observa que, para o Dia das Mães, 52% se voltaram à oferta de mais “promoções” para atração de clientes; enquanto outros 24%, para a concessão de “descontos” sobre vendas com recebimentos à vista. Também destacaram-se 16%, com disposição à “redução de preços” e; 8%, decididos a abrir mais prazos para clientes.

O levantamento reiterou que 63% dos empresários estimam vendas unitárias médias em valores limitados a 100 reais, ou seja, 32% estimam valores de até 50 reais e; 31%, entre 50 e 100 reais. Outros 15%, estimam vendas unitárias médias em valores entre 100 e 200 reais, e 22%, em valores acima de 200 reais.

Ascom Fecomércio/AC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *