Xamã acreano participa das gravações do último capítulo de “A Força do Querer”

Astorige Carneiro – O xamã Ashaninka Benki Piyãko, de 43 anos, irá participar novamente da novela “A Força do Querer”, trama das 21h da emissora Globo. Na obra de Glória Perez, os personagens Zeca (Marcos Pigossi) e Ruy (Fiuk) enfim saberão da profecia feita no primeiro capítulo da história.

Na primeira aparição de Benki, quando Zeca e Ruy ainda eram meninos, acabaram sendo levados pela correnteza do rio. Eles foram resgatados pelo índio, que fez uma profecia: “A vida toda vocês tomem cuidado com o que brotar das águas. O que brotar das águas vai juntar vocês dois e separar de novo”.

Benki Piyãko nos bastidores da sua cena com os atores Marcos Pigossi e Fiuk. (Foto: Reprodução)

Depois disso, os garotos foram encontrados pelas respectivas famílias e nunca deixaram de carregar o presente que ganharam. Quando adultos, se reencontraram e disputaram o amor da sereia Ritinha (Isis Valverde), sem saberem que se conheceram na infância. A revelação só deverá acontecer no desfecho, que irá ao ar no dia 20 de outubro.

Além de sua participação na novela, Benki é reconhecido internacionalmente: recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos em 2004, pela sua luta dos direitos do povo Ashaninka; o Prêmio-E, em 2012, que reconheceu, por meio da Unesco, do Instituto-E e da Prefeitura do Rio de Janeiro, as iniciativas do indígena no desenvolvimento sustentável; e em 2013, foi premiado na cidade alemã de Weimar com o Prêmio dos Direitos Humanos, reconhecendo seus esforços no convívio pacífico entre os Ashaninka e seus vizinhos “brancos”.

Novela global escrita pela acreana Glória Perez chega ao fim no dia 20 de outubro.

 

ContilNet