Reabilitação e lazer: “Lago do Amor” será inaugurado nesta quinta-feira

Foto: Alexandre Noronha

Em meio a movimentada rodovia federal, BR-364, existe um refúgio estrategicamente sendo preparado como nova opção de lazer, cultura e saúde para os acreanos. O Lago do Amor, nome sugestivo ao que vai proporcionar, como momentos agradáveis aos visitantes que buscam lazer e um ambiente de bem-estar e acolhimento, inaugura nesta quinta-feira, dia 13.

Mais do que um espaço para relaxar ou praticar atividades físicas e recreativas, o novo cartão postal de Rio Branco também terá papel fundamental na recuperação de pacientes atendidos no Hospital Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into) e também do CER III – Centro de Referência Especializado em Reabilitação. Isso porque, como parte dos complexos de saúde, o Lago do Amor será utilizado na reabilitação dos pacientes, com estrutura própria para a fisioterapia, atividades ao ar livre e também dentro do lago, com auxílio de pedalinhos, caiaques, entre outros suportes aquáticos.

“Uma obra com toda infraestrutura necessária para atender tanto os pacientes do Into e CER III, que vão usar o Lago para suas reabilitações, como também para à população em geral, que vai contar com um espaço para atividades esportivas, de lazer e culturais, além da própria beleza do lugar que conta com projetos de arborização e paisagismo e de iluminação”, disse o secretário estadual de Obras Públicas, Átila Pinheiro.

Ainda de acordo com o secretário de Obras, a área do Lago do Amor, cerca de 10 mil metros², integra também o Parque Tucumã. No projeto, estão contemplados setores de passeio público como calçadas, escadas e rampas direcionadas à acessibilidade e ciclovia, além de mobiliário urbano, iluminação e fontes interativas.

“Uma obra de aproximadamente 2,5 milhões de reais que vem agregar na qualidade de vida das pessoas, que dá continuidade ao Parque do Tucumã e que a população vai estar ganhando de presente nesta quinta-feira”, reforça.

Além do projeto de arborização e da beleza do próprio lago que salta aos olhos, o local conta com área de caminhada, plataformas alternativas de convivência, fonte interativa, rampas direcionadas à acessibilidade, iluminação pública, estacionamento, ciclovias e lixeiras. Equipado com pavimento náutico para dar suporte aos pacientes em reabilitação, o Lago do Amor se torna um ambiente mais que completo para quem quer curtir um tempinho fora da correria da cidade.

Foram plantadas no local mais de 500 mudas, entre frutíferas e florestais para tornar o espaço mais saudável e agradável ao público. Ipês amarelos e brancos, Buriti e Açaí, além do plantio de flores e um pomar funcional são algumas das belezas naturais que farão parte do novo cenário. Destacando que toda a mata ciliar do lago também foi recuperada.

O Lago do Amor, localizado as margens da BR 364, no Tucumã – área adjacente ao Into, em Rio Branco, será entregue pelo governador Tião Viana nesta quinta-feira, dia 13, às 17 horas.

Da Redação