Projeto Comprador do Sebrae no Acre incentiva o mercado da Economia Criativa

A Economia Criativa é o setor que conecta criatividade, cultura, sustentabilidade e inovação. O artesanato acreano, por exemplo, é feito pensando na biodiversidade e na identidade cultural do Estado. Com o objetivo de proporcionar aos artesãos do Projeto Brasil Original uma rodada de negócios, o Sebrae no Acre promoveu no dia 14 de junho a abertura do Projeto Comprador, que reuniu cerca de 30 artesãos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Artesãos de Cruzeiro do Sul, Rio Branco e empresários de várias localidades do Brasil participaram do evento – Foto: Cedida

O evento contou com a presença de 12 empresários e lojistas vindos de Alagoas, Bahia, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais e foi essencial para que os artesãos recebessem dicas sobre o que vender ou não, além de traçar estratégias de melhoria ou sugestões para a criação de novos produtos.

Para o analista do Sebrae no Acre, Marcos Maciente, o projeto permite aos vendedores conhecer o que o mercado nacional pensa das peças. “A grande maioria dos que participaram ainda não possuem um produto estabelecido no mercado, então essa foi a chance de sentir a opinião dos compradores em relação a esses objetos”, comenta Maciente.

A artesã Márcia Fecury participou da Clínica de Design, que antecedeu o Projeto Comprador, em 2016. “Eu iniciei com o curso de design e foi uma experiência única, comecei a ter outros olhares e ver outras maneiras de produzir as peças.”, comentou Márcia. Antes de iniciarem as vendas no Projeto Comprador, os artesãos participaram de uma palestra, com a consultora Rozana Trilha, sobre como formar preço, conversar com os empresários e vender seus produtos.

Assessoria Sebrae