Prefeitura de Rio Branco revitaliza Parque Capitão Ciríaco

O Parque Urbano Capitão Ciríaco, um dos mais importantes espaços históricos e de lazer de Rio Branco, está em obras. Com recursos próprios da Prefeitura e de emenda parlamentar do deputado federal Léo de Brito, nesta primeira etapa estão sendo feitas calçadas e a passarela. Em seguida será construído um portal na entrada do Parque. Neste sábado de carnaval, 10, o prefeito Marcus Alexandre, o deputado Léo e lideranças do bairro Seis de Agosto foram conferir o andamento do serviço executado.

A passarela, que sempre foi de madeira, é feita agora de concreto com vigas de aço. São 157 metros de extensão por 1.80 de largura, contando com 25 pilares de concreto armado ao longo de sua estrutura. A altura da passarela é 70% mais alta que a anterior e as pilastras alcançam 7 metros de profundidade.

O deputado Léo de Brito relata que destinou emenda de R$ 250 mil reais para a obra por ser o Parque um dos mais importantes e simbólicos espaços públicos da capital acreana. “O Capitão Ciríaco conta a história de nossa cidade e de nossa gente. Depois da alagação de 2015 ficou seriamente avariado e precisávamos ajudar o prefeito Marcus Alexandre a reconstruir esse local de grande importância histórica”, completou o deputado.

A outra etapa da obra vai ser executada com emenda do senador Jorge Viana. Será erguido no local um museu que vai retratar o ambiente de um seringal, bem como feitas algumas reformas na estrutura já existente. “A passarela agora não vai mais apresentar problemas e em breve teremos um museu aqui para complementar este importante espaço cultural e histórico da cidade. Eu agradeço muito ao deputado Léo de Brito e ao senador Jorge Viana pelas emendas que possibilitam essa revitalização aqui no Capitão Ciríaco”, disse o prefeito Marcus Alexandre.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Seis de Agosto, Ozeias Silva, que encerra o mandato a frente da associação em um mês, afirma que sai do cargo satisfeito porque “em breve a comunidade da Seis vai ter de volta esse local de entretenimento e voltará a trazer as crianças para brincar, fazer piqueniques e praticar esportes”.

História

O Parque Urbano Capitão Ciríaco constitui-se num verdadeiro museu a céu aberto dedicado à formação histórica e cultural acreana e ao surgimento da cidade de Rio Branco. As construções retratam a arquitetura tradicional acreana.

O espaço tem uma área de 4,6 hectares e conta com vegetação nativa amazônica, com árvores frutíferas regionais e aproximadamente 400 seringueiras. O local pertenceu ao Capitão Ciríaco Joaquim de Almeida, que era parte do grupo que promoveu a Revolução Acreana.

Considerado de grande valor histórico, o Parque foi transformado, em agosto de 1994, em um espaço de proteção ambiental e cultural.

Ascom PMRB