Matéria do Globo Rural destaca aumento da produtividade da mandioca no Acre a partir da mecanização

Uma reportagem do Globo Rural em sua edição deste domingo, 03 de dezembro, destaca o aumento da produtividade da mandioca a partir da mecanização implantada por agroindústrias no Acre. A matéria é assinada pelo jornalista Jeferson Dourado, que visitou as regiões com maior produtividade da cultura no Estado.

Leia abaixo a íntegra da matéria e assista à reportagem veiculada no programa da Rede Globo:

Mecanização ajuda a aumentar a produtividade da mandioca no AC

Agroindústrias têm feito a região sul do estado ganhar força como polo da cultura no país.

Jefson Dourado/Xapuri, AC – Com investimento em mecanização e no beneficiamento da mandioca, a produtividade e o rendimento estão aumentando no estado do Acre. Os produtores estão animados.

Em todo o estado são quase dez mil famílias envolvidas na cadeia produtiva da mandioca. A produção só cresce. Há três anos a mecanização nas lavouras de mandioca possibilitou um incremento de 26% na produtividade da raiz no estado.

A máquina plantadeira corta a terra e já e possibilita plantar 12 hectares por hora. No trabalho manual demoraria até 3 dias de serviço. O equipamento é compartilhado entre os produtores de mandioca.

Duas comunidades decidiram montar agroindústrias para produção de farinha. As famílias construíram a estrutura física e o governo do Acre, por meio do Fundo Agropecuário, conseguiu os equipamentos.

Quando o trabalho era manual, torrar 400 quilos de farinha levava em torno de 14 horas. Era um processo demorado e também muito cansativo. Agora, com a agroindústria, o processo demora uma média 5 horas e a produção praticamente triplicou. Em outra agroindústria, a farinha é empacotada. A associação já está de olho em no mercado de goma de mandioca.

O Acre é o 5º maior produtor de mandioca do país.

Assista a reportagem: