Mais Médicos 2017: inscrições para o programa podem ser feitas até amanhã

Caso o profissional já esteja com a  inscrição validada poderá escolher até quatro cidades de preferência e concorrer às vagas

Dell Pinheiro* – As inscrições para o programa Mais Médicos podem ser feitas até às 18h desta terça-feira, 5. Poderão participar da seleção, médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no país. O procedimento pode ser feito por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) no endereço eletrônico maismedicos.gov.br.

Caso o profissional já esteja com a inscrição validada poderá escolher até quatro cidades de preferência e concorrer às vagas. A publicação do número de vagas e municípios está prevista para a próxima sexta-feira, 8, junto à relação de profissionais com inscrição validada nesta primeira fase. Estes poderão indicar municípios de interesse entre os dias 11 e 12 de dezembro.

Atualmente, 47,1% de médicos participantes do programa são profissionais da cooperação com a Organização Pan-America de Saúde (Opas), 45,6% brasileiros formados no Brasil ou no exterior e 4,16% são intercambistas estrangeiros. Cerca de 63 milhões de brasileiros recebem atendimento pelos profissionais do Mais Médicos.

O Programa Mais Médicos (PMM) é realizado pelo governo federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

*dell.81@hotmail.com