Hemoacre realiza campanha com igrejas evangélicas no mês de janeiro

Dell Pinheiro* – A direção do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre (Hemoacre) realiza durante todo mês de janeiro, uma campanha de sangue com membros de igrejas evangélicas de Rio Branco. Além dessa ação, o hemocentro também está fazendo a captação no Calçadão da Benjamin Constant, Centro da capital. As coletas estão sendo feitas todas as quintas-feiras das 8h às 12 horas na Unidade Móvel de Captação (ônibus).

“A campanha é alusiva ao Dia do Evangélico, comemorado no dia 23 deste mês. Algumas igrejas já estão cadastradas, outras também foram convidadas a participar de uma mobilização de coleta no dia 22 deste mês no hemocentro. Devido as dificuldades que temos no início do ano, quando as pessoas estão de férias e que estão viajando, o nosso estoque cai muito”, ressaltou Alrydyany Freitas, enfermeira do setor de captação do Hemoacre.

Ela também comentou que o projeto do hemocentro para 2018 é de fidelizar o doador. “Não queremos que essa pessoa venha somente uma vez no hemocentro e não retorne mais. Queremos que a cada três meses ele faça sua doação.  É o dia-dia que salva as pessoas, é o anônimo que salva. Queremos que a doação se torne um hábito para que tenhamos um estoque que atenda aqueles que precisam de sangue”, acrescentou.

Requisitos para doação

Se você tiver entre 16 e 18 anos incompletos, a doação só poderá ser realizada mediante consentimento dos pais ou responsáveis legais. É possível ainda que o Hemocentro solicite a presença dos pais para a doação.

Ter até 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos;

Ter peso igual ou superior a 50 kg;

Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;

Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Não tenha ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes, e não tenha fumado duas horas antes do procedimento.

O Hemoacre está localizado na av. Getúlio Vargas, n.º 2.787, na Vila Ivonete (próximo ao Teatrão). Funciona de segunda a sábado, das 7h15 às 17h45. Maiores informações através dos telefones (68) 3228-1494 e (68) 3248-1380.

*dell.81@hotmail.com