Giro Geral 12-01-2018

Jornalista Vanessa França curtindo as belezas naturais, gastronomia, cultura e historia de Cusco, Peru.
Cantor e compositor Wanderley Andrade, o mais importante representante do ritmo pop calypso paraense, temperado com o swing caribenho, é a atração de hoje a noite, no AFA Jardim, no 8º Prêmio de Jornalismo do MPAC.
Apresentadora Mirla Miranda e marido Hebert Costa aproveitando o melhor da vida em um cruzeiro, em Nassau, Bahamas.
Felipe Pereira, acadêmico de comunicação da Ufac, em temporada de intercambio em Londres. Para ele Londres é possível ver, escutar e conhecer hoje o que será moderno depois no resto do mundo.
O espetáculo “ikuãni”, com a Cia Garatuja de Artes Cênicas está sendo apresentado todos os sábados deste mês, sempre às 20 horas, no Teatro de Arena do Sesc Centro, como parte da programação do projeto Encena no Arena, do Serviço Social do Comércio – Sesc no Acre.
*** O trabalho cênico e teórico “Ikuãni” trata da decodificação da movimentação cotidiana da mulher Huni kuin. A linguagem do corpo em movimento durante seus afazeres e sua organização estética, coreográfica, ritualística a musical ocupam um lugar fundamental no desempenho do ritual das tradições indígenas, são objeto de pesquisa profunda neste trabalho. Ingressos – R$ 10,00 Comerciário/Estudante e R$ 20,00 usuário.
Gravação do episódio “Nagô”, dirigido por Pedro Sotero, em Recife (PE), para a série de 13 episódios para a TV “O Olhar que vem de dentro” falando sobre as religiões do Brasil pelo ponto de vista de crianças. A série, com direção geral de Sérgio de Carvalho, produzido pela produtora acreana Saci Filmes, foi contemplada no edital da ANCINE – Agência Nacional do Cinema. A foto é de Victor Jucá.

Prêmio de Jornalismo do MPAC

Chegou o grande dia! Hoje, no AFA Jardim, a partir das 20 horas, conheceremos os vitoriosos do Prêmio de Jornalismo do MPAC, este em sua 8ª edição e contará com a presença do o jornalista e historiador Fábio Menegatti, da Rede Record. A premiação é destinada aos jornalistas locais, que desenvolveram reportagens cujas pautas estejam relacionadas com a defesa dos interesses da sociedade.

***A festança será embalada com ritmo Brega Pop do cantor e compositor Wanderley Andrade e com banda local Defraudes.

Olha o Carnaval aí gente!

Atenção foliões que vão passar os dias de Momo na terrinha anotem as dicas dos bailes carnavalescos: “Carnaval Villa Folia”, no dia 10 de fevereiro, no Villa Rio Branco, mesa 300 reais. Informações: 99203-8077/3303. “Carnaval dos Amigos”, nos dias 11 e 13 de fevereiro, no Círculo Militar, mesa 400 reais, informações: 99999-6606/ 98402-7510 e “Baile de Máscara”, no dia 10 de fevereiro, no La Nonna. Informações: 99962-8282.

Samba e protesto

Das 13 escolas do Grupo Especial, quatro — quase um terço — farão a festa na Sapucaí em protestos no ritmo de samba. Um recorde. Vejamos: A Mangueira entra no sambodromo com o enredo “Com dinheiro ou sem dinheiro eu brinco”. A Beija-Flor amplia seu protesto para o Brasil inteiro, usando a história de Frankenstein como ponto de partida. “Monstro é aquele que não sabe amar — os filhos abandonados da pátria que os pariu”.

Segue,

Paraíso do Tuiuti, caçula do Grupo Especial, com “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?” e a Portela com o enredo “De repente de lá pra cá e ‘dirrepente’ de cá pra lá” para a história dos judeus que saíram de Pernambuco e ajudaram a fundar Nova York.

Sinal amarelo

Preocupados com a quantidade e a regularidade de chuva que tem caído nos último dias no Acre, a governadora em exercício Nazareth Araújo e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, se reuniram na última quarta-feira, 10, com os órgãos de defesa e meio ambiente que compõem a Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA), para traçar estratégias de atuação e estudar possíveis cenários de enchentes.

*** Por medida de prevenção o prefeito Marcus Alexandre decidiu iniciar a construção dos abrigos no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.

Brincando nas Férias

Ainda dá tempo de inscrever o pequeno no projeto Brincando nas Férias, do Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc/AC). Para participar, é necessário que a criança tenha entre cinco e 11 anos, e as inscrições seguem até o sábado, 13, nas centrais de atendimento do Sesc/AC. A programação do “Brincando nas Férias” inicia na segunda, 15, e se estende até o dia 27 de janeiro. Informações pelos telefones: 3302 1050 e 3302 2920

Ratinho

De acordo com informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, a Defensoria Pública de São Paulo entrou com representação para que a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado instaure processo administrativo contra o apresentador Ratinho, após declarações homofóbicas do mesmo em uma rede social.

Foi sem querer querendo… (segue)

Após repercussão negativa do vídeo, Ratinho utilizou a mesma plataforma digital para se explicar. Em sua defesa, o comunicador afirma ter sido mal interpretado e disse que o vídeo foi uma “brincadeira”. “Trabalho com muitos gays”, reiterou.