Giro Geral 11-03-2018

Vice-governadora Nazareth Araújo e a servidora do MPAC, Bruna Rubby, duas mulheres capazes, vorazes e determinadas na luta por igualdade, justiça e respeito

 

O cantor cearense Marcos Lessa lotou no último domingo, 4, o Teatro Plácido de Castro, com no show Aquiri. O espetáculo – com participação das pratas da casa Diogo Soares, João Vasconcelos e Jamys Lima – foi uma declaração de amor ao Acre. Adorei!
Quer aprender a fazer pão com fermentação natural? A pesquisadora em gastronomia Patrycia Lopes Coelho fará uma oficina hoje, das 16 às 20h. Será uma imersão onde você vai entender a importância de elaborar o seu próprio pão, vivenciar tradição e memória. No encontro você estará mergulhando na cultura, sabor, aroma e textura desse rico alimento saudável para o corpo e alma. Quer participar da oficina? Então ligue para número 99957-8382‬.

Giro Geral viu…

As amigas Nena Mubarac e Rose Farias na maior diversão, quinta-feira, 8, às 20h32, no bar Dibuteco, curtindo o show da Moças do Samba, em homenagem ao Dia da Mulher.

Café da manhã

Empresária Iris Tavares reuniu ontem grupo de colunistas sociais e influenciadores digitais para um café da manhã, em sua loja para o lançado o “Workshop de Etiqueta, Comportamento Social, Postura e Andamento” que será ministrado pela colunista social Jackie Pinheiro de 12 a 16, no horário das 17 horas, na EscoLab. Iris aproveitou a tertúlia e lançou, também, a “tapioca verde” no cardápio do IT Café.

*** Mais informações sobre o whokshop pelo telefone: 3224-7303/99292-4525.

Arte+Feminismo – Rio Branco

Na tarde de ontem, o Centro de Referência de Inovações Educacionais – CRIE hospedou a maratona de edição “Arte+Feminismo” da maior enciclopédia colaborativa do mundo, a Wikipédia. O evento teve como objetivo melhorar a cobertura de artigos que abordem questões de gênero, feminismo e arte na Wikipédia e inclui capacitação e disponibilização de material de apoio e de referências nos temas trabalhados para novos editores.

Segue,

Em um levantamento de 2011, a Wikimedia Foundation divulgou que menos de 10% de seus contribuidores se identificavam como mulheres. A tímida participação feminina também acarreta uma menor representatividade de temas relacionados a mulheres na enciclopédia on-line mais popular do mundo. Arte+Feminismo é uma campanha internacional que tem ajudado a corrigir essa diferença de gênero na Wikipédia por meio da inclusão e do aprimoramento de artigos sobre gênero, feminismo e arte, além de contribuir para o engajamento de novas editoras no site.

Wenderson Amorim, feliz da vida, celebrou a chegada da idade nova, na sexta-feira, 9, no balneário catarinense de Bombinhas ao lado de parentes e amigos. Da coluna votos de felicidade!

O Olhar Que Vem De Dentro

A Saci Filmes está procurando crianças de até 13 anos, católicas e evangélicas, em Rio Branco. Preferencialmente, que vão participar de seus cultos e rituais na Semana Santa e que tem alguma atuação na religião (se canta, faz catequese, participa de algum grupo teatral na igreja, prega) para participar da série “O Olhar Que Vem De Dentro”, que será filmado no Acre na Semana Santa, sobre religiões do Brasil pelo ponto de vista infantil. Para conhecer o projeto acesse: https://www.facebook.com/oolharquevemdedentro/ ou pelo telefone (68) 3301-6756.

A promotora Dulce Helena, da 13ª Promotoria de Justiça Criminal – Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher participou na última sexta-feira, 9, do programa ‘Audiência Pública’, da rádio CBN. Na ocasião, participou também a Psicóloga Julieta Nóbrega. O programa tem a mediação da jornalista Junia Vasconcelos.
*** No programa a promotora de Justiça falou entre outras questões relacionadas ao tema, da campanha ‘Falar para Empoderar’, voltada para o enfrentamento à violência doméstica, e do projeto ‘Acolhimento Institucional’, de acompanhamento de mulheres em situação de violência doméstica, lançado na última segunda-feira, 5, na abertura da programação do Mês da Mulher no MPAC.

Colhendo os frutos

O governador Tião Viana recebe, a partir desta segunda-feira, uma comitiva da Universidade do Colorado/USA, que chega ao Acre liderada pelo reitor de Direito da instituição James Anaya.

Fruto da viagem que o governador fez a Boulder, no Colorado, com um grupo de secretários, a visita deve servir para estreitar ainda mais os laços de amizade e de oportunidades entre o Acre e Boulder, quando os americanos deverão propor novas alternativas de intercâmbio acadêmico com as instituições locais, como: UFAC, Ministério Público, Tribunal de Justiça e o próprio governo Estadual.

Tudo parente…

Descendente de índios Apache e Purépecha, o reitor americano James Anaya é um dos mais respeitados especialistas em Direitos Humanos e Direitos Indígenas, tendo sido, inclusive, Relator Especial da ONU para o Direito dos Povos Indígenas.

Na sua passagem pelo Acre, o reitor da faculdade de Direito da Universidade de Boulder, no Colorado, instituição que já deu ao mundo cinco ganhadores do Pêmio Nobel, vai também ter um encontro com varias das nossas lideranças indígenas, na Terra dos Poyanawas, para uma troca de experiências e um convívio mais próximo com a natureza amazônica.

Mesmo vivendo em países tão distantes, geograficamente, o reitor certamente vai se sentir em casa…

Uma Mulher Fantástica

A produção chilena “Uma Mulher Fantástica” fez a história na noite do último domingo, 04, durante premiação da 90º edição do Oscar – o prêmio mais importante da indústria cinematográfica, ao se tornar o primeiro filme com uma atriz transexual no papel principal a levar uma estatueta. O longa venceu na categoria de melhor filme estrangeiro e conta a história de uma jovem vítima dos preconceitos da conservadora sociedade chilena. A atriz, Daniela Vega, foi também a primeira trans a anunciar uma das categorias da cerimônia.