Atividades culturais encerram primeira etapa do Gameleira Cultural neste domingo

Apresentações de teatro, dança, música, cinema e exposição de artes plásticas são realizadas em Rio Branco – Foto: Cedida

Luan Cesar

A primeira etapa do Gameleira Cultural, que iniciou no dia 21 de junho, chega ao fim com apresentações de música, dança, teatrais, e exposição de artes plásticas neste domingo, 16, em Rio Branco. As atividades culturais serão realizadas no Mercado Velho, Centro da capital do Acre, a partir das 10h e são gratuitas e voltadas ao público de todas as idades.

Regina Maciel, presidente da Associação de Dança do Acre (Asdac), explica que a maioria das atividades culturais apresentadas neste último dia são executadas pela entidade que representa o movimento no Estado, já que a maioria das apresentações serão de companhias artísticas de dança. “Mas também haverá apresentações cinematográficas”, completa.

A programação inicia logo cedo, às 10h, com a exposição de telas e esculturas do artista plástico Raimundo Marques, a mostra é organizada por Alexandre Anselmo e segue até às 18h. Às 17h, a Companhia Vice e Versa encena o espetáculo teatral “Mulheres de Moliére”. A partir das 18h, diversos grupos convidados realizam apresentações de dança, que vão até às 18h30.

O grupo de dança Oasis leva uma exibição artística intitulada “Fusões” ao público das 18h40 às 19h30. Os amantes do cinema podem apreciar, a partir das 19h40, a produção audiovisual acreana “As Crônicas de Oliver”, a projeção é organizada pela Associação Acreana de Cinema (Asacine). Para encerrar a programação com muita música, a banda de rock Dream Healer se apresenta.

Regina destaca que a programação deste domingo tem parceria com a Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e Saci Produções. “O Gameleira Cultural é um movimento importante para reforçar e dar visibilidade as produções culturais, que compõem um movimento muito grande, realizadas no Acre. Ele também reforça a atuação das entidades culturais”, enfatiza a presidente da Asdac.

Sobre o Gameleira Cultural

Financiado pelo Ministério, o edital Gameleira Cultural faz parte do programa Jamaxi Cultural, organizado pela Fundação Elias Mansour (FEM). O Jamaxi Cultural é orçado em orçado em mais de R$ 600 mil e faz parte de ações voltadas ao fortalecimento dos sistemas nacional e estadual de cultura, contribuindo para o cumprimento das metas dos planos de cultura.