Articulação do deputado Leo de Brito garante atendimento da Defensoria Pública na Baixada

A dona de casa, Alaide de Souza é uma das mais de 31 mil pessoas assistidas, desde o inicio do ano, pela Defensoria Pública do Estado (DPE). Alaíde é moradora do Bairro da Pista, um dos que compõe a região da Baixada da Sobral, em Rio Branco, no qual funciona um núcleo de atendimento da DPE.

“Há algum tempo eu necessito do atendimento da Defensoria e muitas vezes deixei de ir porque não tinha nem o dinheiro da passagem. Tendo um núcleo aqui na nossa região é diferente, eu gasto cinco minutos a pé da minha casa até aqui. Pra mim e para muitos vizinhos foi uma grande bênção a instalação de um ponto de atendimento aqui”, declarou.

No próximo mês, o Núcleo da DPE na Baixada completa um ano e vem realizando em média 450 atendimentos por mês.  A instalação do núcleo se deu graças a intervenção do deputado federal Leo de Brito junto ao, então prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre.

“Fui procurado pela Dra Roberta Caminha, defensora pública geral, que me apresentou uma série de demandas que precisavam de resolução. Prontamente eu fiz a negociação junto à prefeitura para a instalação do novo núcleo. O prefeito Marcus Alexandre foi sensível à causa e também se colocou a disposição para ajudar, cedendo o espaço de atendimento à população. Para mim, ver que o núcleo está funcionando a todo vapor e atendendo bem à população é motivo de alegria”, frisou Leo de Brito.

Além do atendimento rotineiro, nas áreas civil e inicial, que vai desde ação de alimentos até ações mais complexas, a DPE realiza mutirões de atendimento, como o projeto “Defensoria ao seu lado. Cidadania mais perto de você”, que em sua quarta edição atendeu mais de 3.700 pessoas, somente na região da Baixada.

Para a Defensora Geral, Dra Roberta Caminha, o trabalho realizado na região da Baixada é a realização de um sonho. “Para nós o mais importante é conseguir estreitar os laços com a comunidade, conscientiza-los de que esse é nosso papel: dar assistência à população, as pessoas em condição de vulnerabilidade social. Essa parceria com o deputado Leo de Brito tem sido fundamental para todos nós, em especial para os nossos assistidos, e por isso somos muito gratos à ele”, agradeceu a defensora.

O Núcleo da DPE na Baixada funciona no prédio da Regional, Rua Oswaldo de Andrade, sem número, no bairro Sobral,  das 7h às 14h.

Assessoria Leo de Brito