Antecipação

Foto: Gleilson Miranda

O governador Tião Viana informou que os órgãos competentes do seu governo já montaram as estratégias para melhorar a cobertura vacinal nos municípios.

Descentralização

Uma delas se refere à regionalização dessa área, tratando-a como prioritária para que estejamos mais próximos da gestão municipal.

Parceria

Tião Viana informou que no Juruá os órgãos estaduais já estão em contato com a equipe regional de imunização para iniciar um trabalho de supervisão e monitoramento contínuo aos sete municípios da região.

Todos juntos

“E no alto Acre estamos em processo de definição de equipe e adequação de espaço. Já tivemos reunião com Anvisa, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal de Rio Branco. Tudo para melhorar estratégias para aumentar a cobertura vacinal”, concluiu o governador.

Crítica

Foto: Sérgio Vale

O ex-deputado e atual secretário de Direitos Humanos do Estado do Acre, Nilson Mourão – a propósito das tratativas do senador Petecão (PSD) e dos deputados federais Flaviano Melo (MDB), Wherles Rocha (PSDB) e Alan Rick (DEM) junto ao presidente Michel Temer (MDB), propondo intervenção federal na Segurança do Acre, do alto de sua experiência política, faz análise crítica sobre a iniciativa.

Salada indigesta

Diz Mourão: “Os parlamentares acreanos estiveram com o presidente ilegítimo e usurpador e com o ministro Raul Jungmann [Segurança Pública] pedindo intervenção federal no Acre. Imagino que Temer e o ministro devem tê-los recebido com gentileza, mas no fundo devem ter pensado que esse grupo de parlamentares são mui amigos. Depois do Rio de Janeiro, Temer tem mais medo de intervenção do que o diabo da cruz”.

Pano de fundo

E segue: “E qual o sentido do pedido dos parlamentares da oposição? Exploração política de um problema sensível! Já que a oposição não tem propostas para a segurança pública, se agarra a algo desprezível. As notas emitidas pelo governador Tião e pelo secretário de segurança Carlos Flávio dão conta do que o governo faz concretamente”.

Moeda dos fracos

E finaliza, diagnosticando e profetizando: “A oposição prega no vazio. Intervenção é coisa de fracos e desesperados em se agarrar em alguma bandeira para sobreviver. Vão perder novamente a eleição porque no Acre tem governo!”.

Desabafo

O radialista Boim, diretor da Rádio Difusora de Sena Madureira, fez um desabafo nesta semana, na emissora do município, contra a prefeitura da cidade.

Triste memória

Boim relembrou o incidente entre o prefeito Mazinho (MDB) e o vereador tucano Josandro Cavalcanti (PSDB). De fato, uma briga como a que foi protagonizada pelos dois não é digna de representes eleitos pelo povo.

Visita

O presidente da Associação do Magistrado do Acre (Asmac), juiz Luís Camolez, fez uma visita ao governador Tião Viana na tarde de ontem (12) para propor uma reunião entre as forças de segurança, governo do Estado, deputados, membros do Judiciário, do Ministério Público do Estado (MPE) e da Defensoria Pública.

Escopo

O principal objetivo do encontro foi dar início a um processo de elaboração de propostas para a segurança da população, depois de uma série de homicídios ocorridos no Estado.

Mais apuração

Segundo Camolez, o encontro também contribuiu para dialogar sobre a necessidade de um trabalho conjunto das forças de segurança, buscando a apuração dos crimes praticados.

Descontentamento

Nos bastidores, o presidente da Asmac se mostra ressentido com as notícias veiculadas sobre a soltura de presos nas audiências de custódia, que logo depois voltam a delinquir. Ocorre que ele tem afirmado que os juízes levam em conta o que está previsto na legislação, e nem sempre o conjunto probatório que embasa a as detenções estão de acordo com as exigências legais.

Negritude

A associação de mulheres negras do Acre realizará, entre os dias 16 e 31 deste mês, a Quinzena da Mulher Negra. O tema será “Mulheres Negras movem o Acre rumo ao encontro nacional na busca pelo bem viver”.

Espaços

Diversos locais foram escolhidos para sediar as atividades culturais na Capital e em alguns municípios do Acre.

Dia da Mulher Negra

A realização do evento é uma alusão ao Dia Nacional da Mulher Negra, comemorado em 25 de julho.