Alegria marca encerramento da oficina de carimbó para mulheres de Rio Branco

Moradora do bairro Tancredo Neves, neste sábado (8), a professora Eva Melo chegou cedo à Casa Rosa Mulher. Desta vez, com uma motivação especial:  usar o figurino, arrumar cabelo e maquiagem para o encerramento do projeto “Encontros com Memórias Corporais: Carimbó para o Despertar do Corpo”.

“Aqui é minha segunda casa. Passei um tempo sem vir e quando retornei já encontrei a novidade do carimbó. Entrei, aprendi gostar. Para mim é superação”. Revelou Eva que recentemente ficou viúva, e no grupo de carimbo da Casa também encontrou a solidariedade e carinho que precisava para superar a perda.

Realizado pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) em parceria com secretaria Adjunta da Mulher (Semam), o projeto “Encontros com Memórias Corporais: Carimbó para o Despertar do Corpo” contou com o apoio das secretarias de Educação (Seme), de Políticas Promoção da Igualdade Racial (Seadpir) e Unimed Rio Branco.

Com   duração de 40 horas, a oficina foi ministrada pela artista Camila Cabeça. As atividades incluem aulas de danças populares da Amazônia como carimbós, mariris, samba do cacete, entre outros ritmos. Além de ensinar os diferentes ritmos, a iniciativa tem como foco elevar a autoestima e promover o empoderamento das mulheres. Todas as participantes receberam certificado.

Para Camila Cabeça, o resultado superou a expectativa. “O projeto foi pensado para atender essa demanda da Casa Rosa Mulher e, mesmo sendo um ritmo do Pará, as participantes se identificaram, se envolveram, ajudaram umas às outras. Estou bem feliz com o resultado, espero que a gente continue”.

De acordo com a secretária Adjunta da Mulher, Lidianne Cabral, “ foi a primeira oficina de carimbó para as usuárias a Casa, e o que é mais importante, que nos ajuda a trabalhar a ressignificação dessa mulher, que muitas vezes já não consegue ser ver como mulher, cidadã, detentora dos seus direitos. A oficina foi uma oportunidade para que a mulheres pudessem se reencontrar’, disse Lidinanne Cabral ao agradecer a iniciativa da FGB e o apoio da prefeita Socorro Neri para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres no Município.

Ascom PMRB