Acre terá equipe na disputa do Torneio Mirim Petiz em Porto Velho, nos dias 19 e 20

Vidda, 11 anos, e Isadora, 9 anos, são duas das integrantes da delegação acreana que vai à Rondônia – Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Eles são pequenos, têm pouca idade, mas têm forças nos braços e pernas. A cada braçada o sonho de conquista uma oportunidade de crescer na natação. A Isadora Santos tem só nove anos, mas tem responsabilidade de gente grande e se cobrar para melhorar.

– Está bem forte (o treino), mas tem que treinar para ser mais rápida – diz.

Se ela se cobra para melhorar o tempo dentro d’água, a Vida Kipper, com seus 11 anos, analisa que precisa melhorar o aperfeiçoamento dentro da piscina.

– O aperfeiçoamento dos nados, das braçadas, da virada – pontua.

As duas jovens nadadoras mais oito atletas, entre nove e 12 anos, vão representar o Acre no Torneio Mirim Petiz, na cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, nos dias 19 e 20 de outubro. Eles disputarão medalhas com competidores de outros três estados.

O professor Hélio Guimarães está sempre à beira da piscina com o cronômetro nas mãos, cobrando melhoras, dando aqueles ‘puxõezinhos de orelha’ quando precisa, tudo para garantir o melhor resultado.

– Serve bem para avaliar nosso trabalho, como estão nossos atletas, e a expectativa de atletas pro futuro, já que são a base da natação aqui do Acre – diz o técnico.

Os treinos são diários (de segunda a sexta-feira), com duração de duas horas, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Rio Branco. O objetivo é chegar em alto nível para buscar medalhas de ouro. A equipe competiria no Peru neste mês, mas por falta de apoio acabou desistindo da disputa internacional.

– A gente representaria o Brasil na competição, só que por falta de apoio findou que não tivemos condições mínimas para poder ir. Esperamos que no ano que vem a gente consiga estar nessa competição porque é uma competição anual – afirma Hélio Guimarães.

O calendário da natação acreana na temporada ainda não está finalizada. Ainda há disputas estaduais e uma etapa regional, no mês de novembro, nas categorias mirim e sênior, antes das férias, programadas para o mês de dezembro.

Globoesporte.com/ac