Sem material, Hospital do Juruá suspende atendimentos e passa a atender apenas urgências

Hospital do Juruá suspendeu os atendimentos por falta de material para cirurgias, medicamentos e insumos – Foto: Reprodução

O Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, suspendeu, nesta sexta-feira (15), os atendimentos por falta de material. Os médicos estão atendendo apenas os casos de urgência e emergência na unidade.

O outro motivo para a medida é a falta de pagamento do salário de dezembro dos servidores. Em novembro do ano passado, os médicos suspenderam os atendimentos por causa do atraso no salário.

Antes do fim do mês, os profissionais encerraram o movimento depois do pagamento do salário de outubro. Porém, no início de dezembro os servidores suspenderam novamente os atendimentos por atraso salarial.

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) afirmou que os pagamentos de fevereiro e março foram liberados, foi protocolado nesta sexta no banco e deve cair em três dias. O valor ultrapassa R$ 3 milhões, entre pagamento salarial e o dinheiro para compra dos materiais. O pagamento de dezembro é estudado pela secretaria para ser feito o quanto antes.

Em nota, o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) informou que em reunião no último dia 4 os profissionais detectaram que falta material para cirurgias, medicamentos e insumos em geral.

Estariam em falta curativos, luvas, máscaras, placas, material ortopédico, brocas, parafusos, antibióticos, entre outros.

“Serão atendidos os casos de urgência e emergência, visando a qualidade dos serviços médicos e o melhor para a população do Vale do Juruá”, confirmou.

Portal G1/AC

Deixe uma resposta