Selo pro açaí

Foto: Ascom CMRB

A Câmara de Rio Branco propôs a realização de audiência pública, para a próxima segunda-feira, 11, a fim de debater a criação de um selo de qualidade para o açaí. A proposta é do vereador Mamed Dankar (PT).

Protozoário

A iniciativa foi motivada após a divulgação de uma análise feita pela Secretaria Municipal de Saúde que apontou a contaminação do açaí vendido no Mercado Elias Mansour, em Rio Branco, pelo protozoário que causa a Doença de Chagas.

Alerta

“A secretaria fez um chamamento público para que os rio-branquenses que adquiriram ou consumiram o produto oriundo do Mercado Elias Mansur nos meses de novembro e dezembro de 2018, bem como janeiro de 2019, realizassem exames preventivos. Isso não é suficiente. Não foi a primeira vez que essa situação ocorreu e pode também não ser a última. É preciso se intensificar a fiscalização e buscar novos meios de resguardar a população”, disse Dankar.

Preocupação

Outra preocupação do vereador do PT é que é que o receio do consumidor acabe por impactar a venda do produto e prejudique os produtores. “Economicamente, isso seria ruim para o Estado”, disse o petista.

Menu

A medida de Mamed Dankar visa reunir os envolvidos na cadeia produtiva do açaí para discutir o tema. Entre as propostas do legislador rio-branquense estão a definição das responsabilidades quanto à inspeção no processo de produção do açaí, a intensificação da fiscalização sobre os pontos de vendas – retirando-se de circulação produtos inapropriados e sem procedência conhecida – e a oferta de um curso de boas práticas de produção e definição de políticas públicas e legislação própria para as agroindústrias artesanais.

Segurança sanitária

“O objetivo dessas ações é garantir a comercialização de um produto de qualidade. O selo trará segurança tanto ao produtor quanto ao consumidor. Tais medidas são importantes para que não se penalizem todos os produtores pelo erro de um ou dois”, frisou Dankar.

CPIs

O assunto ontem, 5, na Câmara de Vereadores da capital foi também as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). João Marcos Luz (MDB) propõe uma CPI para investigar a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb). Já Emerson Jarude quer abrir uma para detalhar possíveis renúncias de receita por parte da prefeitura, sem que tenham passado pela Câmara.

Opositor de carteirinha

A propósito, João Marcos Luz disse, assim que assumiu o mandato deixado pelo deputado estadual Roberto Duarte Júnior (MDB), que faria uma oposição ferrenha à prefeita Socorro Neri (PSB).

Coro

O novo presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (PP), engrossou o coro do contraparente e correligionário Gladson Cameli sobre a necessidade de enxugar gastos tanto na máquina estatal quanto no Legislativo Estadual.

Quesitos para a superação

Segundo Nicolau, a Aleac também terá que passar por um enxugamento da máquina para reduzir custos e contribuir para com o esforço do Estado a fim de superar a crise econômica.

Tempo

“Eu preciso de um tempo para organizar a Casa de forma a torná-la mais transparente. Vamos sentar para discutir com a Mesa Diretora um foco de gestão visando o enxugamento da máquina e a aproximação dos deputados com o povo”, afirmou Nicolau Júnior.

Encontro em Brasília

A reabertura da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, foi a pauta do encontro dos governadores e da bancada federal dos estados da região Norte com o ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura), na tarde de ontem, 5, em Brasília.

Importância

O vice-governador do Acre, Major Wherles Rocha (PSDB), representou o Estado do Acre no encontro. Rocha destacou a importância da BR-319 para o desenvolvimento econômico de toda a região Norte.

Suprapartidário

“Os moradores da região não podem ser penalizados por questões políticas. A BR-319 é o coração de acesso ao nosso estado. É por ela que entram e saem logísticas de alimentos e por onde passa o desenvolvimento do Acre”, destacou Rocha.

Integração estadual

O vice-governador aproveitou ainda para ressaltar como essencial a recuperação da BR-364, que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul. Segundo ele, o desafio de recuperar a rodovia e levar o desenvolvimento aos municípios que ficam às margens da BR ainda persiste no Acre. “Sonhamos em sair do isolamento”, frisou o tucano.

Garantia

O ministro Tarcísio Freitas garantiu que a BR-319 será refeita. Segundo ele, trata-se de um compromisso político do governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Pelo Acre

Participaram também da reunião, pelo Acre, os senadores Sérgio Petecão (PSD) e Mailza Gomes (PP), as deputadas Mara Rocha (PSDB) e Perpétua Almeida (PCdoB), e os deputados Jesus Sérgio (PDT) e Manoel Marcus (PRB).

Especulação

O senador reeleito pelo Acre, Sérgio Petecão (PSD), é cotado para assumir a primeira-secretaria do Senado da República. Trata-se do segundo cargo mais importante da Mesa Diretora.

Prêmio

Principal defensor da candidatura de Davi Alcolumbre (DEM-AP) à presidência da Casa, Petecão saiu fortalecido da eleição do colega eleito pelo Estado do Amapá.