Sabor e suculência: manga é uma das frutas mais consumidas em Rio Branco durante safra

Por Dell Pinheiro – Conhecida por seu sabor doce e textura suculenta, a manga é uma das frutas preferidas dos acreanos. No período de safra, que dura aproximadamente de dois a três meses, o fruto da mangueira é colhido em abundância na capital acreana, seja em quintais ou até mesmo em espaços urbanos. Nessa época de fartura, muitos rio-branquenses costumam brincam dizendo que: “em tempo de manga, ninguém passa fome”.

Manga pode ser consumida das mais diversas formas, principalmente crua, em saladas ou sucos – Foto: Regiclay Saady

“Todo muito espera o período ‘de manga’. A fruta é bastante gostosa e carnuda. Com ela, pode fazer de tudo: suco, doces e outras guloseimas. Em todo canto da cidade existe uma mangueira. O mais interessante é que ninguém precisa pagar e pode consumir à vontade”, disse a dona de casa Maria Antônia.

Chamada de “rainha das frutas”, a manga é originária da Índia, mas faz tempo que se tornou popular em todo o mundo. Muito versátil, ela pode ser consumida das mais diversas formas, principalmente crua, em saladas ou sucos. Fonte de importantes nutrientes, o seu consumo está relacionado a diversos benefícios à saúde, como na redução do colesterol, na melhora do sistema imunológico e, até mesmo, no combate ao diabetes, controlando os índices glicêmicos no sangue.