Prefeitura trabalha para garantir iluminação em pontos prejudicados pelo vandalismo

Socorro Neri determina atenção máxima aos pontos prejudicados pelo vandalismo – Foto: Fagner Delgado

A Prefeitura de Rio Branco concentra grande esforço para retomar a iluminação pública em pontos que sofrem com o vandalismo na capital. O sistema de iluminação da Praça da Biblioteca Pública, por exemplo, foi restabelecido neste último domingo, 21, pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas, após ação de vândalos que deixou o local às escuras. A Praça da Biblioteca é tradicional ponto de encontro das famílias acreanas.

O anúncio do restabelecimento da iluminação na Praça da Biblioteca foi feito pela prefeita Socorro Neri, que determinou atenção máxima aos locais públicos prejudicados pelo vandalismo. “A Cosip, que é a contribuição para o custeio da iluminação pública, é paga pelo consumidor de energia elétrica na conta mensal de consumo. O valor é repassado para o Município, a quem, cabe promover a manutenção da iluminação pública, que compreende a conta da energia consumida mais a substituição de peças e melhorias”, explicou a prefeita.

Socorro Neri ressaltou ainda que a “dificuldade em Rio Branco reside no fato de que a quase totalidade da contribuição arrecadada é utilizada para pagar a conta da energia consumida, restando muito pouco para a manutenção e melhoria da eficiência energética” e completou ela, lembrando que “no último mês, tivemos uma arrecadação em torno de R$ 1.186 milhão e a conta de consumo foi de R$ 980mil”.

Após roubo da fiação, iluminação da Praça da Biblioteca foi restabelecida no domingo – Foto: Assessoria PMRB

A prefeita Socorro Neri informou que há uma grande operação, em andamento, para melhorar essa situação. “Estamos com um plano para melhorar essa equação, buscando a sustentabilidade do serviço. Esse é um problema que é prioritário resolvermos”, afirmou ela.

O chefe do Departamento de Iluminação Pública, Wilton Marques, coordena o trabalho para restabelecer a iluminação nos locais prejudicados pelo vandalismo em Rio Branco. As equipes da Prefeitura atuam, diariamente, em diversos pontos da cidade para garantir a iluminação pública. Outro exemplo do trabalho realizado pelo Departamento de Iluminação é o serviço realizado na Praça dos Seringueiros, localizada no Centro, onde o sistema de iluminação precisou ser refeito três vezes em apenas 40 dias.

Assessoria PMRB