Palco Giratório do Sesc recebe o espetáculo “Fauna” em Rio Branco

Rio Branco recebe mais um espetáculo do Palco Giratório 2018 no mês de outubro. A programação tem como destaque o espetáculo “Fauna”, de Minas Gerais, que ocorre dia 24 de outubro, às 19h30, no Teatro de Arena do Sesc. Nesta etapa, haverá uma apresentação de um grupo local no dia 23, às 19h30, no Sesc Centro, com o espetáculo “Indocumentados”.

Dia 24 de outubro, os atores do Grupo Quatroloscinco Teatro do Comum (MG) convidam o público a dividir a cena e a refletir sobre nós como indivíduo e como humanidade. Também integra a programação a oficina “O ator, o texto, a palavra”, importante ação formativa que visa compartilhar o fazer artístico do grupo com atores e estudantes de artes cênicas maranhenses.

A peça-conversa “Fauna” não é uma narrativa clássica com começo, meio e fim. A plateia é convidada a participar e conhecer a história do outro, atuando diretamente no espetáculo com o que há de comum e diferente entre todas as pessoas. Com duração de 80 minutos e classificação etária de 16 anos, a montagem é inspirada na obra O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e fim do indivíduo, do filósofo Vladimir Safatle, que discute a política a partir de uma estrutura viciosa de afetos e afetações que sustentam as relações do íntimo ao coletivo.

Grupo Local

Nesta etapa, o palco Giratório terá um intercâmbio com grupo local na terça, 23, às 19h30 no Sesc centro, com o espetáculo “Indocumentados”, um processo de criação do Grupo Aguadeiro que envolve os discursos sobre migração, deslocamentos, loucura e cultura em seus ordenamentos e também seus desvios. Estas temáticas, tão caras a coletividades no mundo inteiro, nos remetem a identidades em constante transformação, imersas em conjunturas e relações de poder que podem mudar em um instante. Reflete uma busca por olhares decoloniais e seus significados em nossa construção.

Oficina

E os atores, estudantes de teatro, artistas cênicos profissionais e em formação que desejem experimentar o trabalho do ator com o texto falado, o manejo da palavra, a ação vocal e a descoberta das diversas camadas de um texto teatral, o grupo Quatroloscinco ministra a oficina “O ator, o texto, a palavra” nos dias 20 e 21 de outubro, das 9h às 13h no Sesc Centro.

Grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum

O grupo desde 2007 mantém um trabalho continuado de pesquisa e prática teatral principalmente no que tange a criação coletiva e a dramaturgia autoral sob uma estética contemporânea. Considerado um dos mais destacados grupos da nova geração do teatro mineiro, acumula prêmios, críticas e apresentações em mais de 60 cidades de 15 estados do país, além de Uruguai, Cuba e Argentina.

Ascom Fecomércio/AC