No Outubro Rosa, Rio Branco recebe extensionista de cabelos e cílios, voluntária do projeto “Rapunzel Solidária”

Vinda de São Paulo, Alessandra Rocha, aterrissou em Rio Branco com objetivo de divulgar o trabalho que realiza, há 20 anos, com extensão de cabelos e cílios, e com o sonho de conseguir parceria para estabelecer na capital acreana posto de coleta de cabelos doados para transformação de vidas.

No mês de outubro, conhecido mundialmente como “Outubro Rosa” marcado pela luta de mulheres contra o câncer de mama, Rio Branco recebe a visita da Alessandra Rocha, extensionista de cabelos e cílios, que é também voluntária da Projeto Rapunzel Solidária.

“Já estive em Rio Branco, mas faz muito tempo, quero conhecer novas pessoas, rever pessoas que já tinha atendido, mostrar meu trabalho e falar sobre o Projeto Rapunzel Solidária, um projeto que abracei a causa quando tive câncer da mama, há quatro anos”, conta a extensionista.

Transformar Vidas

Na tarde desta quinta-feira, 25, Alessandra vai reunir com equipe do Hospital de Câncer do Acre – UNACON para que juntos possam analisar a possibilidade de que o UNACON seja um posto de coleta de doações de fios de cabelos, para o Projeto “Rapunzel Solidária” que tem como missão transformar cabelos doados em perucas para levar esperança e autoestima para qualquer pessoa que sofra com a perda de cabelo.

Projeto “Rapunzel Solidária”

O Projeto “Rapunzel Solidária” é fruto da associação que tem como presidente fundadora Elizabeth Lomaski. Com sede na cidade de São Paulo – SP, a associação é composta por trabalhadores voluntários que não são remunerados para realizar as atividades do projeto e produzir perucas.

Uma verdadeira rede de empatia move o “Rapunzel Solidária”, que recebe doações de cabelos de todos os lugares do Brasil e do Mundo. Alessandra conta que a mãe, Toninha Rocha, é peruqueira voluntária no Projeto e que “começou no projeto após enfrentar comigo a lutar contra o câncer de mama” e conta ainda “já chegamos a receber cabelo do Japão, da Itália, dos Estados Unidos. Será ótimo caminharmos, também, com mulheres acreanas”.

Autoestima, saúde e inspiração

Alessandra Rocha é uma vida que inspira outras vidas. Aos 37 anos, a extensionista descobriu um nódulo no seio esquerdo, e conta que não conseguiu enfrentar a situação assim que percebeu a anormalidade no seio. Após um ano Alessandra buscou consulta médica, depois de conversar com o então companheiro. A extensionista descobriu que o nódulo era benigno, mas que no seio direito havia vários tumores não palpáveis, descobrindo então o câncer de mama que a levou a uma mastectomia radical (quando é necessário a remoção total da mama).

Ao longo de cinco anos, Alessandra enfrentou a árdua realidade que pacientes de câncer e seus familiares conhecem de perto. A confirmação do câncer, a mastectomia, quimioterapia, mas enfrentou também, o abandono do parceiro. Foi em meio a esse turbilhão que Alessandra conheceu o Rapunzel Solidária.

“Eu trabalho com beleza e foi ao participar de uma feira que conheci a Beth Lomaski, fundadora do Rapunzel Solidária, eu estava deprimida e ao conhecer o Projeto, ao ler as cartas de quem recebia e doava cabelos, vi o mundo de outra forma”, conta emocionada.

Hoje, Alessandra está curada do câncer, segue com o trabalho de extensão de cabelos e cílios, é voluntária do Rapunzel Solidária e ajuda a transformar vidas.