Natal: cresce o número de contratações para vagas temporárias em Rio Branco

As vagas temporárias são uma oportunidade de recolocação no mercado de trabalho – Foto: Regiclay Saady

Dell Pinheiro – Por dell.81@hotmail.com – Comerciantes da capital já começaram a contratar vendedores temporários para o Natal, período mais lucrativo para o mercado varejista. As de emprego começaram a ser ofertadas no início deste mês. A ocasião atrai muitos rio-branquenses que procuram, além de uma renda extra, a oportunidade de um trabalho formal em tempos de crise.

“Contratamos uma funcionária e vamos contratar mais uma em dezembro. Nessa época as vendas aumentam, e é por essa razão que abrimos mais vagas. As pessoas que são contratadas provisoriamente podem ser efetivas ou não, isso vai depender do desempenho do vendedor”, disse Dalila Fonseca, gerente de uma loja de confecções, localizada no Centro de Rio Branco.

Fernando Augusto, gerente de uma loja de departamento de vestuários, também está otimista com as vendas de presentes no fim do ano. “Já contratamos cinco pessoas e contrataremos mais sete nos próximos dias. O fluxo de clientes aqui é muito grande, visto que oferecemos produtos de qualidade com preço baixo. Espero que as vendas sejam melhores que no ano passado”, ressaltou.

Dicas para fazer o trabalho temporário virar efetivo

Mantenha-se atento e interessado: funcionário que mal chega ao novo emprego e já vai questionando sobre seus “direitos” quase sempre não é bem visto. Mostre trabalho, entenda os processos, maximize seu nível de contribuição. Esteja atento aos detalhes e demonstre interesse pela empresa (e pelos seus resultados).

Saiba trabalhar em equipe: um dos aspectos do trabalhador é saber trabalhar em equipe. As empresas têm buscado colaboradores que pensem no grupo e que saibam se relacionar com os colegas. Assim, desenvolver a capacidade de adaptação e flexibilidade é fundamental. Em locais de menor porte isso se torna ainda mais explícito, pois os funcionários devem estar preparados para exercer mais que uma função ao mesmo tempo e mudar de responsabilidades, dependendo das necessidades do negócio.

Saiba ouvir: respeitar a opinião dos seus colegas de trabalho é uma tarefa que possibilita reconhecimento, confiança e valorização, permitindo estabelecer uma relação de respeito profissional.