Mercado Cultural 2019 encerra com desfile de blocos e elogios de empreendedores

O Mercado Cultural 2019, promovido pela prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil – FGB, encerrou o Carnaval deste ano na Capital com o desfile de blocos nesta terça-feira (5). Os blocos Sem Limite, 6 é D+, Sambase, SPB e Unidos do Fuxico atraíram um grande público à avenida Epaminondas Jácome, local do desfile.

Foto: Fagner Delgado

Em uma disputa apertada, o bloco Unidos do Fuxico, do bairro do 15, conquistou o título pela sexta vez. O presidente do bloco, Wellington Fraga, emocionou-se após o anúncio. “Esse título é da comunidade que acreditou desde o início”, afirmou.

Com cerca de 300 integrantes, o Unidos do Fuxico levou para a avenida o enredo falando da importância da educação para a sociedade e para o Brasil. Em segundo lugar na classificação geral ficou o bloco Sambase, por uma pequena margem de pontos.

“Aulão de Carnaval”

O Mercado Cultural 2019 teve início na sexta-feira (1º), com o “Aulão de Carnaval” realizado pela Secretaria Municipal de Saúde –SEMSA. No sábado (2) apresentações de Marujada, baile infantil, Maracatu, Jabuti Bumbá, marchinhas de Carnaval e outras formas de manifestações culturais marcaram o Mercado Cultural, no Novo Mercado Velho.

Oportunidade de negócios

Além de uma forma de alegrar a população encontrada pela prefeita Socorro Neri nesse momento de crise que atravessa o Brasil, atraindo milhares de famílias (pais com seus filhos), e de resgatar e preservar os valores da cultura regional, o Mercado Cultural 2019 também se constituiu numa oportunidade de negócios para dezenas de famílias de Rio Branco.

É o que confirma Carlos Taborga, presidente do Fórum de Economia Solidária, que revela que em termos de resultados econômicos a edição deste ano do evento superou as expectativas de 2018.

“Nós estamos encerrando o Carnaval e estamos vendo que a nossa participação enquanto empreendimentos de economia solidária foi muito positiva. Durante esses dias de evento tivemos um grande público, que veio e prestigiou, superando, inclusive, o evento realizado no ano passado’, enfatizou Taborga, elogiando a organização da festa.

A microempresária Val Freitas, que comercializou alimentos durante os dias de evento, também enalteceu o volume de negócios realizados durante o Mercado Cultural 2019. “Olha, está no segundo ano em que estou aqui e neste ano foi muito melhor que no ano passado. Foi tudo muito bem organizado, o que trouxe muitas pessoas para cá. Gostei muito”, salientou.

Assessoria PMRB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *