Marina Silva pode ficar fora dos debates

Coluna do Fraga – A janela partidária, que permite que deputados troquem de legenda sem perder o mandato, pode deixar a pré-candidata da Rede Marina Silva fora dos debates eleitorais.

Pela regra eleitoral, as emissoras são obrigadas a convidar todos os candidatos de partidos que tenham no mínimo cinco representantes no Congresso Nacional. A Rede tem atualmente exatamente cinco: quatro deputados (João Derly, Miro Teixeira, Alessandro Molon e Aliel Machado) e um senador (Randolfe Rodrigues). Os candidatos de partidos menores não precisam ser convidados e em geral ficam de fora.

Mas Molon e Machado foram convidados a ir para o PSB, partido do falecido Eduardo Campos e legenda que Marina ocupou para viabilizar a sua candidatura em 2014.

A informação do convite foi confirmada pelo líder do PSB, Julio Delgado. Se a mudança se concretizar, a Rede ficaria com três parlamentares.A não ser que atraia deputados de outros partidos até o fim da janela (senadores podem mudar de partido a qualquer momento sem perder o mandato).

A assessoria do deputado Alessandro Molon confirmou o convite. O deputado considera a mudança, mas ainda não respondeu.

Portal R7