Marcus Alexandre cumpre “agenda de gratidão” e diz que ainda é cedo para avaliações

Marcus Alexandre agradece apoiadores da Cidade do Povo – Fotos: Cedidas

Por Leandro Chaves – “Trabalhar, acordar cedo e ir aos bairros conversar com as pessoas. É o que eu levo no meu coração”, disse, nesta quinta-feira, 25, em entrevista ao Página 20, o candidato derrotado ao governo do Acre, Marcus Alexandre (PT). Honrando o que ele diz ser um de seus maiores legados de vida – a gratidão -, o ex-prefeito de Rio Branco, depois de um breve descanso, voltou às ruas para agradecer os mais de 144 mil votos obtidos nas urnas no dia 7 de outubro.

Ele ficou em segundo lugar na disputa, com 34,5% da preferência do eleitorado, perdendo no primeiro turno para Gladson Cameli (PP), que obteve 224 mil votos (53,7%).

Marcus Alexandre começou sua “agenda de gratidão” na semana passada, no Mercado Elias Mansour, na capital. Depois, foi à Cruzeiro do Sul, no Juruá. Voltou no início desta semana a Rio Branco, onde se encontrou com líderes comunitários e presidentes de bairros. Já percorreu as regionais Aírton Sena, Cidade do Povo, Jorge Lavocat, Tancredo Neves e Vila Acre. A agenda inclui ainda neste final de semana visitas ao São Francisco e à Baixada da Sobral.

“O sentimento que me vem é de gratidão. No ambiente democrático de um processo eleitoral, a gente tem de conviver com a vitória e a possiblidade de não ganhar. Então, da minha parte, está tudo em paz. Sou muito grato a todo mundo. Por isso, tenho feito essas agendas”.

Segundo o ex-gestor riobranquense, a receptividade da população tem sido “muito boa”. Tenho só a agradecer o carinho que as pessoas têm por mim. Eu sempre saí de casa muito cedo para ajudar. “Acho que isso criou uma relação muito positiva com as comunidades”, afirmou.

Ex-prefeito em visita ontem ao diretor do Página 20, Elson Dantas

Ele não quis fazer avaliações sobre o processo eleitoral e desejou sucesso e boa sorte ao ex- adversário político Gladson Cameli (PP). Sobre a avaliação do pleito, foi incisivo: “Ainda está muito cedo para fazermos avaliações. Claro que, em algum momento, a Frente Popular vai ter de avaliar tudo isso, mas não agora; não no calor do resultado!”.

No momento, o petista disse não haver planos para seu futuro político. Por ser servidor de carreira do Estado no setor de Engenharia, em breve voltará a trabalhar na área.

Marcus Alexandre avaliou seus seis anos de mandato como prefeito da capital acreana. Citou como sendo as maiores conquistas de sua gestão a inclusão de Rio Branco entre as quatro capitais com melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); a construção de 14 creches e 28 unidades básicas de saúde; a redução da mortalidade infantil e dos índices de dengue e a realização do maior concurso público para a educação, dentre outras.

“A gente conseguiu, em boa medida, cumprir os principais compromissos. O primeiro deles era o de muita dedicação; trabalho! Acho que essa foi uma característica importante”, comentou.