Governo reinaugura Teatro Barracão no Dia Nacional da Cultura

Por Dell Pinheiro – Foi comemorado nesta segunda-feira, 5, o Dia Nacional da Cultura. Em alusão à data, o governo do Estado, por meio da Fundação de Comunicação e Cultura Elias Mansuor (FEM), realizou a reinauguração do Teatro Barracão, localizado no Baixada da Sobral. Na ocasião, também foi aberta a programação do Festival Acreano de Teatro 2018, que acontece até o dia 11 deste mês.

Teatro Barracão sempre foi símbolo da resistência cultural, aliado à memória e luta da população da Baixada na ocupação e formação da comunidade rio-branquense – Foto: Regiclay Saady

“Esse é um espaço que originalmente foi doado pelo Estado à Federação de Teatro, um espaço de resistência ocupado especialmente e artisticamente pelo Mathias, que é uma referência da cultura popular e do teatro acreano. O Dia da Cultura é uma data ideal para a entrega desse local, que agrega diferentes manifestações artísticas”, destacou Karla Martins, presidente FEM.

O governador Tião Viana falou com emoção sobre a reforma feita no teatro. “Essa é uma homenagem que fazemos a esse movimento de pessoas que colocam amor à frente de tudo, que colocam a interpretação do cotidiano, das brincadeiras, do que é a arte, da manifestação da farra, do sorrir, do brincar, do dançar, do fazer a expressão poética das coisas. O teatro Barracão Mathias é símbolo de todas essas coisas. Ele foi um gênio que defendeu a cultura popular de maneira intensa”.

Ele também ressaltou os investimentos feitos na área da cultura. “Faremos também a inauguração do Museu da Borracha, da Escola de Música, do Memorial dos Autonomistas, do Museu dos Povos Acreanos. Uma recuperação de todos os espaços culturais. Com a arte seremos capazes de compreender a vida e gerar uma sociedade de paz, agregando valores às gerações futuras”, frisou Viana.