Dia do Bibliotecário é comemorado nesta terça-feira

Hoje ele não é considerado apenas o guardião dos livros, a profissão vai muito além disso. Estamos falando do bibliotecário, que comemora seu dia nesta terça-feira, 12 de março, data em que nasceu o bibliotecário, jornalista, compositor, humorista e poeta Manuel Bastos Tigre.

O bibliotecário é o profissional formado em Biblioteconomia e/ou Documentação, devidamente registrado no seu órgão de classe, e é responsável por recuperar, tratar e disseminar o conhecimento de forma a torná-lo mais acessível ao usuário; além de ser, por lei, o gestor destas unidades de informação, as bibliotecas.

É ele o responsável pelo processo técnico e pela implementação das políticas de desenvolvimento de coleções da instituição. Sabe quando você chega à biblioteca e encontra tudo organizado, com a bibliografia que você precisa e com os serviços que você utiliza? Por trás de tudo isso está o bibliotecário. Ele é o profissional que visa gerar competência informacional em cada pessoa que utiliza os serviços da biblioteca. Trabalha na catalogação, classificação, pesquisa e administração do banco de dados da biblioteca. O bibliotecário pode atuar tanto em bibliotecas públicas ou privadas quanto em agências de publicidade, institutos de pesquisa entre outros espaços que lidam com o conhecimento.

A Biblioteca Prof. Dr. Pedro Martinello, localizada no Centro Universitário Uninorte, uma das maiores bibliotecas de toda a Região Norte (em estrutura e acervo), é brilhantemente administrada por uma bibliotecária, seguindo a legislação federal. Lá, os estudantes e amantes da leitura encontram um acervo com mais de 100 mil exemplares, em mais de 16 mil títulos, além dos diversos títulos das bibliotecas virtuais e bases de dados, disponíveis a toda a comunidade acadêmica.

Biblioteca Prof. Dr. Pedro Martinello – Foto: Cedida

A biblioteca oferece o atendimento personalizado ao usuário, por meio do Serviço de Referência, que realiza treinamentos, orientação e apoio à pesquisa científica, um serviço super especial e exclusivo com a marca Uninorte. Na instituição cada usuário da biblioteca é VIP.

A Biblioteca Prof. Dr. Pedro Martinello também tem um cuidado especial com os livros, tanto que realiza um primoroso serviço de reparo das obras que chegam danificadas. Higienização, costura, colagem e reposição de capa são alguns dos vários processos realizados durante essa etapa.

Dentre os serviços oferecidos está o empréstimo de livros, tanto para discentes e docentes quanto para colaboradores da Uninorte, mas todas as pessoas da comunidade podem ter acesso ao gigantesco e muitíssimo confortável espaço da biblioteca e consultar os livros no local. O horário de funcionamento da biblioteca é das 8h às 21h50, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 8h às 11h50 e das 13h às 16h50.

Lá você encontrará uma infinidade de serviços, produtos e possibilidades que te ajudarão na pesquisa, no enriquecimento do seu vocabulário, escrita e da sua forma de ver o mundo. Lá também há muitos auxiliares de biblioteca, devidamente treinados e capacitados para lhe atender. Eles também são fundamentais em toda e qualquer biblioteca.

Assessoria Uninorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *