Dança das cadeiras

Foto: Reprodução

O vereador de Rio Branco Eduardo Farias (PCdoB) renunciou na quinta, 7, à liderança da prefeita Socorro Neri (PSB) na Câmara Municipal. Ao informar que não desempenharia mais a função, negou que a decisão tenha sido motivada por qualquer desentendimento com a prefeita.

Contexto

Para que o leitor entenda a referência a uma eventual insatisfação do parlamentar comunista, é preciso lembrar que a reforma administrativa colocada em prática por Socorro Neri, alguns filiados do PCdoB foram exonerados por ela.

Troca-troca

No lugar de Farias deverá assumir Rodrigo Forneck, que atualmente é líder do PT na Câmara de Vereadores.

Dirigente partidário

De volta a Eduardo Farias, ele justificou sua decisão por ter assumido a direção da executiva regional do PCdoB. Para ele, os dois papeis são incompatíveis, devido às demandas de ambos decorrentes. E assim ele afirma ter optado por cuidar do seu partido.

Sob nova direção

O diretório municipal do PT em Rio Branco também está sob nova direção. O ex-deputado federal Sibá Machado assumiu dia 7, quinta, o comando da sigla na capital com a promessa de pacificação entre os dois grupos majoritários no partido.

Consenso

Aliás, a condução de Sibá à presidência municipal do PT se deu sob consenso entre as tendências petistas Democracia Radical (DR) e a Articulação.A posse ocorreu na sede do partido, pela parte da noite.

Reavaliação

Indagado sobre as eleições municipais do ano que vem, Sibá Machado respondeu que está na hora de repensar o protagonismo do PT – que durante 20 anos governou o estado e por 15 esteve à frente da prefeitura da capital.

Tecla SAP

Em outras palavras, o novo presidente do PT de Rio Branco não descarta a possibilidade de a sigla vir a se juntar à atual prefeita do PSB, Socorro Neri, e com ela marchar em sua tentativa de reeleição.

Leitura dinâmica

Nas declarações dadas pelo ex-deputado a um site local, é possível entrever que ele deverá propor um debate interno sobre a atual conjuntura política, responsável pelo achatamento da sigla tanto no Acre quanto em nível nacional.

Reflexão

Sibá afirmou, por exemplo, que o PT precisa se reposicionar – quanto às eleições de 2020 – e trabalhar pela sua reorganização.

Perdas e danos

Nos últimos meses, após a derrota eleitoral de Marcus Alexandre ao governo estadual, de Jorge Viana na disputa ao Senado, e dos três deputados federais do partido – entre os quais o próprios Sibá –, muitos militantes trataram de pular do barco. Um deles foi o ex-deputado estadual Ney Amorim, agraciado com o cargo de articulador político do atual governo de Gladson Cameli.

Palmas para elas!

Como bem sabe o leitor, sexta, dia 8 de março, foi o Dia Internacional da Mulher. Então falemos sobre elas nas notas a seguir!

Elas é que mandam

Segundo relatório produzido pelo Sebrae, nos últimos dois anos, o percentual de mulheres empreendedoras que se tornaram “chefes de domicílio” cresceu 7 pontos – passando de 38% para 45%.

Superação

É que a decisão de empreender – somada à natural habilidade da maioria delas para os negócios – passou a lhes conferir a principal posição dentro de casa, no que tange à receita financeira da família.

Conquistas

Segundo o Sebrae, atualmente as 9,3 milhões de mulheres que estão à frente de um negócio representam 34% do conjunto de empreendedores formais ou informais no Brasil.

Mas nem tudo são flores…

Além de mais jovens que os homens, as mulheres empreendedoras têm um nível de escolaridade 16% superior ao deles. Ainda assim, elas continuam ganhando 22% menos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sexismo

Outra desvantagem para as empresárias surge sempre que o assunto é o acesso ao crédito ou a linhas de financiamento. De acordo com o relatório, as mulheres acessam um valor médio de empréstimos de aproximadamente R$ 13 mil a menos que a média liberada aos homens de negócio.

Mundo masculino

Pra piorar, de acordo com o estudo do Sebrae, as empreendedoras costumam pagar taxas de juros 3,5 pontos percentuais acima das cobradas aos empresários do sexo masculino.

Assim será

A despeito de todos esses percalços vividos em um mundo dominado pelo sexo masculino, as mulheres seguem a se destacar em todas as áreas da atividade humana. E assim continuará a ser até que estejamos todos subjugados ao encanto das habilidades femininas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *