Curso de Nutrição usa ingredientes regionais em mostra

Professores e estudantes do curso de Nutrição da Universidade Federal do Acre (Ufac) realizaram a 1ª Nutrigourmet, mostra gastronômica e nutricional, nesta sexta-feira, 7. Ao todo, foram apresentadas para degustação 17 releituras de preparações com alimentos comuns na região Norte. Compota de graviola, brownie de açaí, risoto de jaca, sushicória, iogurte de cupuaçu e bolinho de jambu foram alguns dos pratos apresentados por estudantes de todos os períodos do curso.

“Nossa finalidade é trazer à comunidade acadêmica conhecimento sobre nutrição e a questão clínico-hospitalar”, avaliou a coordenadora do curso, Eline Messias. “A ideia é buscar a interdisciplinaridade com outras áreas, como química e agronomia, além da gastronomia, que, naturalmente, está perto da nossa profissão.”

A estudante do 1º período, Raissa Castro, foi uma das participantes. Ela e os amigos apresentaram uma releitura local para um tradicional prato da cultura japonesa, o sushi. “Acabamos de ingressar no curso e já recebemos a missão de elaborar uma receita com chicória, que tradicionalmente funciona apenas como tempero”, contou. “Foi um grande desafio, mas adoramos a experiência e o resultado.”

Para os estudantes do 5º período, a missão foi outra. O grupo precisava criar uma nova receita à base de tucupi. “O tucupi faz parte da tradição de muitos dos nossos pratos regionais”, relembrou Huana Farias. “São muitas as receitas que utilizam esse ingrediente. Precisávamos inovar e isso levou tempo e muitos testes.”

Huana integrou o grupo, formado por dez alunos, que elaborou o risoto de jaca. O acadêmico André Luiz Batista foi um dos componentes. “Acabamos optando por um prato que utiliza o tucupi associado à proteína do momento, a jaca, aproveitando também a abundância da fruta nesta época do ano. A combinação deu muito certo”, garantiu.

Além da valorização dos alimentos da região, a mostra tem como objetivo contribuir para estimular pesquisa, extensão, elaboração de fichas técnicas e composição nutricional.

A 1ª edição da Nutrigourmet é resultado de um projeto de extensão. A expectativa, ao fim da atividade, é gerar um e-book com as receitas apresentadas e incluir a atividade no calendário oficial do curso. As receitas serão avaliadas por um grupo de especialistas formado por chefs de cozinha e nutricionistas. O melhor prato integrará o menu de um importante restaurante local por duas semanas.

Ascom Ufac